Nova câmara temática vai discutir agrocarbono sustentável
Haverá quadro grupos: taxonomia, rastreabilidade e certificações, finanças sustentáveis e a participação nos mercados de carbono; iniciativa permitirá a construção de políticas integradas
Nesta semana, na Vila Industrial de Laranjeiras do Sul, a Adapar em ação conjunta com a 2ª Subdivisão da Polícia Civil e o Batalhão da Polícia Militar realizaram fiscalização em barracão com suspeita de falsificação de fertilizantes.
Durante a ação, foi verificado no local a presença de dois misturadores de fertilizantes granulados, 315 embalagens novas de big bags, 120 etiquetas para identificação do produto, 191 toneladas de fertilizantes acondicionados em big bags e 3 toneladas em sacarias de 30 Kg, ambos sem identificação e rotulagem.
No total foram apreendidos 194 mil quilos de fertilizantes sem comprovação de origem e qualidade. Também foram encontradas embalagens usadas contendo a logomarca de vários fabricantes de fertilizantes, que estavam sendo utilizados para embalar o material suspeito.
O barracão onde estavam sendo fabricados os fertilizantes de formal ilegal foi interditado e os produtos, materiais e equipamentos foram aprendidos pela Adapar. Será realizada investigação para averiguar a procedência das matérias primas utilizadas na fabricação.
Foram coletadas amostras dos produtos para determinação da composição dos materiais e possível presença de contaminantes e metais pesados, além da lavratura de auto de infração motivado por produzir e comercializar fertilizantes sem registro junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária e por fraude e falsificação de fertilizantes.
Após o resultado das análises nas amostras coletadas, será determinado o destino do material apreendido.
O uso nas lavouras de fertilizantes produzidos de forma irregular impacta na redução da produtividade da cultura plantada e na possível contaminação do meio ambiente por metais pesados como por exemplo arsênio, chumbo e mercúrio, considerados altamente tóxicos para o homem e os animais.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura