Dow AgroSciences premia produtores de soja que obtiveram aumento de produtividade com o uso do herbicida Spider*
Nesta quinta-feira, 4/7, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) recebeu a visita de uma comitiva da Universidade de Alberta, do Canadá. O encontro com representantes da ESALQ visou iniciar novas relações de colaboração para a inovação científica em ciência da agricultura, alimentos e animais, bem como dos recursos florestais e da economia a partir da construção de relacionamentos estratégicos que promovam o crescimento mútuo. Os canadenses também promoveram os programas acadêmicos da Faculty of Agriculture, Life & Environmental Sciences (ALES) e a capacidade de pesquisa para colaboração integrada. A ALES, que pertence à Universidade de Alberta, está interessada em construir um relacionamento mais profundo com a USP e, posteriormente, com a ESALQ, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos.
Segundo os representantes daquela instituição, estas três entidades da USP apresentam compatibilidade de linhas de pesquisa com ALES. Para tanto, pretendem viabilizar, com a vinda ao Brasil, a discussão e colaboração acadêmica, visitas aos laboratórios e apresentações para alunos de graduação e pós-graduação que desejam visitá-los, seja via acordo de cooperação ou pelo programa Ciência sem Fronteiras. A ALES é uma instituição que combina, em seu escopo, ciências sociais, natural e aplicada, com pesquisas que buscam fornecer soluções em quatro áreas-chave: bem-estar, segurança alimentar individual e coletiva, recursos inovadores e sustentabilidade ambiental.
Entre as áreas de pesquisa mantidas na ESALQ que despertaram interesse dos canadenses estão Conservação da Biodiversidade, Manejo Florestal, Agricultura Sustentável, Reabilitação, recuperação e restauração de solos, Agricultura, Meio-ambiente e Recursos Econômicos, Agronegócio e alimentos, Meio-Ambiente e Sociologia dos Recursos.
A delegação de Alberta esteve composta por John Kennelly, diretor da ALES. Kennelly é membro do Instituto de Agricultura do Canadá, da Sociedade Canadense de Zootecnia e do International College of Nutrition; Stan Blade, diretor executivo da Al Bio, que tem a responsabilidade pelas atividades da organização para apoiar a agricultura, setores de alimento e florestas; Graham Plastow, diretor executivo da Livestock Gentec Centre, financiado pela Alberta Innovates Bio Solutions e a Alberta Livestock and Meat Agency; Marta Gomez-Wu, diretora assistente para assuntos internacionais da ALES.
Na ESALQ, os canadenses foram recepcionados na diretoria, pela vice-diretora Marisa Aparecida Bismara Regitano d’Arce, pelos professores Luís Eduardo Aranha Camargo, do Departamento de Fitopatologia e Nematologia (LFN), José Leonardo de Moraes Gonçalves, do Departamento de Ciências Florestais (LCF), Fernando Dini Andreote, do Departamento de Ciência do Solo, João Gomes Martines Filho, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), Solange Guidolin Canniatti Brazaca, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, Paulo Fernando Machado, do Departamento de Zootecnia (LZT). Estiveram presentes ainda as pós-docs Clarissa Boschiero e Carla Grade, ambas do Laboratório de Biotecnologia Animal e Paola Gabarra, doutoranda do programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagens.
Após a recepção e almoço, a delegação visitou departamentos e laboratórios estratégicos da ESALQ.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura