Academia ABRASS fomenta aperfeiçoamento do setor de sementes de soja no Brasil

Projeto chega à 3ª edição, com lições e trocas nas áreas de gestão, humanas, comercial e finanças; desafios e competências da liderança são exaltados em abertura oficial

22.04.2022 | 10:51 (UTC -3)
Fabiola Karen e Silva

Escutar, orientar, apoiar, dar exemplo. Verbos e atitudes essenciais ao desafio da liderança na construção de equipes transformadoras foram evidenciados na abertura oficial da Academia ABRASS 2022, em evento online na última quarta-feira (20). Em sua terceira edição, o projeto é uma realização da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS), com a curadoria da MPrado Consultoria Empresarial e apoio da multinacional Bayer. 

A Academia ABRASS tem como objetivo capacitar dirigentes e gestores das empresas sementeiras brasileiras para a utilização de modernas ferramentas de gestão que promovam o desenvolvimento sustentável dos negócios. A expectativa é que os multiplicadores de sementes de soja avancem nas estratégias para aprimorar constantemente suas atividades e setores de atuação.

O conhecimento partilhado no projeto é organizado em quatro eixos temáticos: área comercial, humanas, finanças e gestão. Os encontros online se estenderão até o mês de setembro. Para Naiara Leonel, colaboradora da Coopadap Sementes, período valioso de aperfeiçoamento pessoal e coletivo. “Falo sem medo nenhum de errar: o que já aprendi nas edições anteriores da Academia, de forma prática e dinâmica, havia visto superficialmente em minha graduação de 4 anos e meio. Sou apaixonada pelo projeto e tenho a convicção de que no final do dia estarei com mais conhecimento para gerenciar minha equipe”.

Mestre em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos, o professor Marcelo Masini ressalta que o desafio da liderança inicia no autoconhecimento e autogestão. Durante as exposições da aula de abertura da edição, o especialista em liderança observou os desafios contemporâneos e as competências a serem trabalhadas pelo líder verdadeiramente engajado em sua missão. “Para que tenhamos indivíduos eficazes, que fazem parte de equipes eficazes e que geram organizações eficazes, a nossa visão de mundo precisa ser permanentemente atualizada. Senão vamos achar que aquilo que nos trouxe até aqui nos leva para o futuro. É um grande ciclo, ser-fazer-obter, essencial na vida”.

Fortalecimento em evolução

A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes completa neste 2022 seus 10 anos de fundação. O objetivo da entidade é congregar os multiplicadores de sementes de soja de todo o Brasil, num ambiente institucional e multidisciplinar que fortalece a produção de sementes de soja, valoriza a atividade e seu produto final, revertendo benefícios para toda a cadeia produtiva da soja.

“A Academia ABRASS exprime todos esses objetivos. Almejamos que o setor seja reconhecido, valorizado, pois temos um trabalho de muito valor! Os investimentos que o setor sementeiro faz, as tecnologias que desenvolve, com a geração de demanda da genética e biotecnologia, contribuem grandemente ao aumento da produção e da produtividade da agricultura brasileira. Estamos orgulhosos em levar conhecimento às equipes, para melhorar cada vez mais a performance das empresas sementeiras”, destaca o presidente da ABRASS, Gladir Tomazelli.

De acordo com Fernando Prudente, diretor de executivo de vendas da Bayer, é notável a evolução no segmento de multiplicadores de sementes nos últimos anos. Ele reforça a importância do fortalecimento institucional entre os membros da cadeia produtiva, guiado pelo diálogo e conhecimento. “A capacitação é a base para o reconhecimento do setor e já é visível a contribuição da ABRASS ao mercado brasileiro. No que for para melhorar a cadeia de soja, a Bayer estará sempre à disposição da ABRASS e seus associados”.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024