Abrapa e Apex reforçam propósito de trabalho para a expansão das exportações brasileiras de algodão

Iniciativa foi lançada em dezembro de 2020 e tem em seu escopo fortalecer a imagem e difundir a fibra nacional, em mercados prioritários, sobretudo na Ásia

27.01.2023 | 13:50 (UTC -3)
Catarina Guedes
Presidente da Apraba, Alexandre Schenkel; presidente Apex-Brasil, Jorge Viana
Presidente da Apraba, Alexandre Schenkel; presidente Apex-Brasil, Jorge Viana

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Alexandre Schenkel, e o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Jorge Viana, reuniram-se na quinta-feira (26/01), em Brasília, pela primeira vez, desde que ambos assumiram os seus cargos, no início deste mês. A Apex é uma das mais importantes parceiras da Abrapa na promoção do algodão brasileiro no mercado mundial, e, junto com a entidade dos cotonicultores e a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), integra o Cotton Brazil. A iniciativa foi lançada em dezembro de 2020 e tem em seu escopo fortalecer a imagem e difundir a fibra nacional, em mercados prioritários, sobretudo na Ásia.

Durante a visita, Schenkel destacou os diferenciais do algodão brasileiro e seu modelo sustentável de produção. Estes atributos, associados à qualidade e à rastreabilidade, têm garantido a expansão contínua do mercado global para o produto nacional e embasam a meta de produtores, exportadores e governo de tornar o Brasil o maior exportador da fibra, posto que, atualmente, pertence aos Estados Unidos.

“O Brasil se destaca pela sustentabilidade e tecnologia no cultivo de algodão e nossa responsabilidade é muito grande, ao colocar o nosso produto no mercado. Mantemos contato permanente com a indústria em todo o mundo. Nosso objetivo é evoluir e expandir”, explicou Alexandre Schenkel.

Para Jorge Viana, o Cotton Brazil é um programa estratégico que deve ter continuidade. “A Apex tem o propósito de melhorar ainda mais as relações já estabelecidas com o setor produtivo e, para isso, vai inovar. Junto com a Abrapa, queremos fomentar a expansão do cultivo do algodão e das exportações brasileiras. Esta primeira conversa foi muito positiva e já saímos daqui com diversas tarefas, de parte a parte”, afirmou Jorge Viana.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro