Produtividade média dos Cafés do Brasil estimada para 2023 é de 29 sacas por hectare
Estimativa da safra total de café realizada em janeiro de 2023 indica produção equivalente a 55 milhões de sacas de 60kg
O Fundecitrus realizou, na quarta-feira (25/01), encontro com citricultores e demais profissionais do setor do município de Aguaí (SP) com o objetivo de reforçar medidas de combate ao greening dentro e fora das propriedades. O evento teve o apoio da prefeitura municipal, Associação Brasileira de Citrus de Mesa (ABCM), Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA).
Em estudos realizados por profissionais do Fundecitrus na região, foi possível constatar que dentro do perímetro urbano de Aguaí existem diversas plantas ornamentais que são atrativas ao psilídeo, ampliando a disseminação do inseto transmissor da doença. Diante desse cenário, foi acordada uma ação de conscientização e de substituição dessas plantas que será realizada em locais estratégicos do município, com o apoio da prefeitura. “Tratamos desse assunto com os presentes porque é importante a substituição dessas plantas, já que o psilídeo pode voar em um raio de 4 a 5 km, chegando a pomares que estão sadios, por exemplo”, explica Arthur Tomaseto, engenheiro-agrônomo do Fundecitrus.
O encontro contou com a participação de mais de 60 pessoas ligadas à citricultura e representantes do poder público. Durante o encontro, falaram ao público, ainda, o prefeito de Aguaí, José Alexandre Pereira de Araújo; a representante da ABCM Lígia Martucci; e Ricardo Andrade Leme, gerente-geral da N.C.M Simonetti. Aguaí é um dos dez maiores municípios produtores de laranja do estado de São Paulo e conta, ainda, com um sistema de colheita sem mecanização, gerando emprego e renda para dezenas de famílias.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura