Abapa terá estande na AgroRosário 2022

Evento abre o calendário de feiras de tecnologia agrícola da região Oeste da Bahia

17.03.2022 | 14:23 (UTC -3)
Catarina Guedes
Evento abre o calendário de feiras de tecnologia agrícola da região Oeste da Bahia. - Foto: Divulgação
Evento abre o calendário de feiras de tecnologia agrícola da região Oeste da Bahia. - Foto: Divulgação

De 18 a 20 de março, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) vai participar da AgroRosário 2022, feira de tecnologia agrícola que, desde 2013, vem ganhando destaque no calendário de eventos da região Oeste da Bahia. Em seu estande, a Abapa espera receber produtores rurais e expositores, para estreitar laços e falar sobre os programas que vêm sendo desenvolvidos pela entidade. Muitos deles, voltados a esta microrregião, que é distrito do município de Correntina, no Extremo Oeste do estado. Esta será também a primeira edição presencial, desde 2020, quando a AgroRosário reuniu 84 expositores, e atraiu em torno de seis mil participantes. Para este ano, foram confirmados 113 expositores e a organização estima uma média de público em torno de 2,5 mil pessoas ao dia, atendendo às normativas governamentais de prevenção à Covid-19.

A AgroRosário é uma evolução do dia de campo que a empresa J&H Sementes promovia, desde 2008. Em 2013, ele ganhou corpo e virou uma instituição à parte. Desde então, algumas das mais importantes empresas globais de insumos agrícolas, em máquinas, implementos, defensivos e fertilizantes marcam presença na mostra.

“Para a Abapa, que já dispõe de um escritório no Rosário e atua intensamente no local com o seu Centro de Treinamento, na qualificação profissional de trabalhadores do agro, estar presente à AgroRosário era um caminho natural. Esta microrregião é importantíssima para o Oeste da Bahia, pois é daqui que partem 15% dos grãos e do algodão que o cerrado produz”, diz o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi. Outra motivação para participar, segundo o presidente, é a meta da associação de ampliar a atuação em localidades mais distantes de grandes centros urbanos regionais, como Barreiras e Luiz Eduardo Magalhães, onde a associação tem suas sedes.

“A história do algodão do Brasil, a partir dos anos 2000, é um caso de sucesso de união e organização do setor. Nesta região, de grande extensão territorial, a integração entre os associados e os agentes da cadeia produtiva exige ainda mais esforço. Oportunidades como a AgroRosário são importantes por unir essas pessoas ao mesmo tempo e no mesmo lugar, para ouvir e serem ouvidas. Isto ajuda a balizar o nosso trabalho”, explica Bergamaschi, que agradeceu aos organizadores do evento pelo convite e pelo suporte à participação da Abapa.

De acordo com o gerente geral da J&H Sementes e coordenador da feira, Alvaro Quarto, em 2020, a AgroRosário por pouco não coincidiu com a decretação da pandemia da Covid-19, sendo um dos raros eventos do agronegócio que foram realizados naquele ano. “Agora, somos um dos primeiros a acontecer presencialmente em nossa região. Esse hiato gerou uma grande expectativa por parte dos expositores, que até nos surpreendeu. Já no lançamento da feira, em agosto do ano passado, 100% garantiram participação”, comemora Alvaro Quarto.

A AgroRosário funciona na sede da J&H Sementes, localizada na Rodovia BR 20, Km 21, s/n, Distrito de Rosário, Correntina/BA.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024