Embrapa realiza seminário sobre substrato supressivo a doenças de plantas
A primeira pista do mês foi a 3ª Exposição Agropecuária de Taguaí, que embora seja uma exposiição jovem, brilhou de forma exemplar em estrutura e organização. Os trabalhos de julgamento ocorreram dias 15 e 16 de outubro e levaram para a pista o total de 112 animais, provenientes de 14 selecionadores de 10 cidades diferentes do Estado de SP. De acordo com Carlos Pavan, Taguaí vem crescendo ano após ano, auxiliando a raça a se expandir cada vez mais nesta exposição.
“Contamos com uma organização excepcional, os pavilhões de animais foram muito bem distribuídos, tratamento aos peões foi exemplar e recebemos quase todos os criadores proprietários dos animais em pista prestigiando os trabalhos”, ele exaltou, complementando que para 2011 a tendência é que a Expo Taguaí evolua ainda mais. “A tendêcia é aumentarmos a participação da raça, pois tanto a comissão organizadora da festa em parceria com a Prefeitura da cidade estão investindo bastante em estrutura para suportar uma grande exposição”, adiantou Pavan.
Quem comandou os trabalhos em pista foi José Augusto Barros, que consagrou como Grande Campeã da exposição a fêmea Lisboa Espinhaço, do Expositor Emiliano A. S. Novaes, de Botucatu e, como Reservada Grande Campeã ficou Joeira FIV OS Serra, do Expositor José Ricardo Benato, de Piracicaba. No campeonato de machos, sagrou-se Grande Campeão Jamal I Espinhaço, do Expositor Emiliano A.S. Novaes que também faturou o Reservado Grande Campeão com o Animal Lionel I Espinhaço.
A tradicional 49ª Expo Rio Preto também foi assistida pela equipe da APCN e os trabalhos de julgamentos ocorreram nos dias 8, 9 e 10 de outubro. Participaram 426 animais em pista, provenientes de 52 expositores de sete Estados: SP, MG, PR, RJ, MS, PA e GO. Três juízes coordenaram os trabalhos em pista sendo eles Arnaldo Manoel Borges, Paulo Guedes e Rodolffo Fontana. Sagrou-se Grande Campeã a fêmea Jatiuca FIV FIV da RFA do Expositor José Antonio Furtado, de Itapetininga/ SP, seguida pela Reservada Grande Campeã Izabella FIV Fort VR, do Expositor Sylvio Propheta de Arandu/ SP. Já no campeonato dos machos o Grande Campeão foi Elegante FIV Cass do Expositor Cassiano Terra Simão de Boa Esperança do Sul/ SP, seguido do Reservado Grande Campeão Hasumati TE Port, do Expositor Dorival Bianchi de Nova Granada/ SP.
E fechando o calendário deste mês, a APCN acompanhou também outra tradicional exposição, a 41ª EXAPIT – Exposição Agropecuária de Tupã, com julgamentos dias 14, 15 e 16 de outubro e que recebeu 125 animais, oriundos de 13 expositores dos Estados de SP e MG. O juiz João Augusto Faria comandou os trabalhos em pista, e o Expositor Carlos Alberto Mestriner e Outros, de Birigui/ SP conquistou os postos da Grande Campeã da Exposição com a fêmea Pinah 3 da Onix, e também a Reservada Grande Campeã Dahi TE Genebra. Nos machos, o Grande Campeão foi para Master VI TE do Jal, do Expositor José Luiz Boteon e Outros de Birigui/ SP, seguido por Faceiro FIV da Mapa, do expositor APA Agricultura e Pecuária de Itu/ SP.
Em novembro, a APCN acompanhará mais três pistas da raça Nelore, que serão realizadas durante as exposições de Guararapes, Santo Anastácio e Marilia.
Os expositores podem inscrever seus animais através do site www.nelorepaulista.com.br ou também por telefone (14) 3236-4239
Luciene Gazeta
Matriz da Comunicação Assessoria
(15) 3411-9669
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura