Aprovação da comercialização de nova soja transgênica pela União Europeia garante mercado aos produtores brasileiros
"Pasto fraco produz cerca de 42 kg de carne bovina por hectare, anualmente. Quando o pasto é bom, a produção salta para 300 kg", afirma o pesquisador e pecuarista Armindo Kichel, durante a programação do Programa Mais Pastagem, realizada em Santa Rita do Pardo, na quinta-feira (5). Estas e outras informações serão repassadas aos produtores rurais da cidade, durante o decorrer de toda a programação, que ainda abordará o mercado para o produtor rural, código florestal, linhas de financiamento, e como foco do Programa, métodos de recuperação de pastagens degradadas.
Mato Grosso do Sul possui atualmente cerca de 9 milhões de hectares em estado de degradação e de acordo com o último censo agropecuário levantado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. A cidade de Santa Rita do Pardo possui o equivalente a 13,6 mil hectares de pastagens degradadas, divididos entre 170 propriedades, enquanto que as pastagens em boas condições se referem a 315,7 mil ha, divididas entre 331 propriedades rurais. Para o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins, "levar o conhecimento ao produtor é dar a eles a oportunidade de identificar em quais pontos estão os acertos e os erros na propriedade rural", afirma. "Com as informações certas, só dependerá do produtor praticá-las e fazer sua propriedade render mais", acrescenta.
– O programa é uma iniciativa do Senar/MS, Famasul e Fundação Educacional para o desenvolvimento Rural - Funar, em parceria com sindicatos rurais do Estado, Banco do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Embrapa Gado de Corte e Seprotur.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura