Sustentabilidade e tecnologia no agronegócio brasileiro são os temas destacados pela Embrapa no V Fórum Abisolo
De acordo com pesquisas da Unesp de Jaboticabal (SP), foram observadas perdas superiores a 50% em talhões de soja por danos causados pela infestação de nematoides em área agricultáveis. O problema, presente em grande parte das lavouras brasileiras, é de difícil quantificação por desconhecimento sobre esta praga oculta e silenciosa, que compromete de forma significativa a produtividade das lavouras.
Segundo Pedro Luiz Martins Soares, professor e consultor de Nematologia da Faculdade de Ciências Agrárias da Unesp de Jabotical, a praga se dissemina rapidamente pelo solo e o manejo integrado deve ser entendido como atividade rotineira da fazenda, considerando cada caso em particular, uma vez que duas ou mais espécies podem ocorrer simultaneamente na área. “Deve-se tomar cuidado com a opção de controle adotada para uma espécie, para que não acabe favorecendo o desenvolvimento de outra. Por isso, o conhecimento prévio das espécies que ocorrem na área é a informação mais necessária para o planejamento do manejo.”
Para Siegfrid Baumann, gerente de Produtos para Tratamento de Sementes da Bayer CropScience, uma das soluções reconhecidamente eficaz é a proteção de sementes. “Esta é uma excelente ferramenta do manejo das lavouras, pois possibilita a utilização de áreas que tenham a praga presente, diminuindo a população de nematoides a níveis aceitáveis e permitindo o desenvolvimento das culturas”, indicou.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura