Frutas respondem por 18,8% das vendas no MLP da Ceasa-Minas

20.08.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

O grupo das oito frutas mais valorizadas no Mercado Livre do Produtor (MLP) da Ceasa-Minas, em julho de 2013 (banana, tangerina, morango, abacaxi, abacate, mamão, manga e goiaba), possibilitou um movimento de R$ 9,2 milhões, cifra 7,4% superior à registrada pelo grupo do mês anterior. A receita equivale a 18,8% da obtida no período com as vendas totais do MLP.

As informações são da Subsecretaria de Agricultura Familiar da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – responsável atualmente pela coordenação da gestão do MLP –, com base em dados produzidos pela Ceasa-Minas. De acordo com André Azevedo Sousa, assessor da Superintendência de Abastecimento Alimentar e Comercialização (Supac) da Subsecretaria, o volume de comercialização das frutas relacionadas no sétimo mês também aumentou. “Foram vendidas 8,6 mil toneladas, uma variação de 5% em relação ao grupo das mais valorizadas do mês anterior”, explica.

Os resultados foram puxados pela banana, que geralmente registra as maiores vendas no segmento, e atingiram 3,4 mil toneladas e a soma de R$ 3,9 milhões. “Portanto, uma participação de 7,8% no movimento total do MLP em julho”, avalia. O assessor acrescenta que a tangerina, na segunda posição entre as frutas mais vendidas no mercado do produtor, teve aumento de cerca de 41% no valor em relação a junho, pois alcançou cerca de R$ 1,5 milhão. Já a quantidade comercializada (2,6 mil toneladas) representou variação positiva da ordem de 26%.

Na relação das frutas mais vendidas são citados também o morango, abacaxi, abacate, mamão e manga, cujas vendas somaram R$ 3,5 milhões em julho. O período ainda foi favorável à goiaba, que ficou em oitavo lugar, registrando vendas de R$ 402 mil, um aumento percentual expressivo de 50,4% na comparação com os dados do mês anterior.

Hortaliças

No segmento de hortaliças, o volume comercializado no MLP, em julho, foi de 21,7 mil toneladas. O valor total das vendas diretas dos produtores atingiu R$ 23,2 milhões, cifra correspondente a 47,2% da registrada nas vendas totais do MLP em julho. Segundo o assessor, o tomate liderou os negócios do mês, com um volume de 8,2 mil toneladas, que resultou em R$ 5,8 milhões. Participação de 11,6% no valor apurado com a venda de todos os produtos do MLP no sétimo mês de 2013.

Os demais produtos relacionados no ranking das hortaliças mais vendidas no entreposto, em julho, foram: cenoura, batata, quiabo, batata doce, mandioca, pimentão e chuchu.

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