Cacau entra na lista de produtos com garantia de preço mínimo
A fabricante de produtos de nutrição vegetal Sudoeste dá largada, em agosto, em seu plano de reposicionamento no mercado visando expandir os negócios no Brasil. A mudança será marcada pela troca de nome da empresa, que passa a se chamar Satis, nome dado à deusa egípcia da fertilidade.“Nos últimos anos, consolidamos nossa relação de confiança com os produtores brasileiros. Nosso objetivo, agora, é levar o nosso produto ao conhecimento de um leque maior de agricultores”, afirma José do Nascimento Ribeiro, presidente da Satis. A mudança envolveu o redesenho das marcas do portfólio da Satis com objetivo de passar mais modernidade e mostrar melhor as características inovadoras e tecnológicas.
Com sede em Araxá, Minas Gerais, as soluções da Satis estão presentes em mais de 30 revendas e em 21 estados brasileiros – destas nove abertas somente este ano. A Satis trabalha com tecnologia própria para o desenvolvimento de seus produtos, aplicados especialmente em lavouras como milho, café, soja, trigo, arroz. Esses produtos são formulados com combinações e dosagens diferentes de nutrientes, com o objetivo de garantir a saúde da planta, contribuindo para seu ganho de produtividade. A empresa é especializada em produtos de nutrição vegetal foliar, cuja principal característica é proporcionar uma absorção mais rápida.
A empresa tem como carro chefe o Fulland, fertilizante desenvolvido com nutrientes que estimulam naturalmente a produção de substâncias de autodefesa da planta. Outros produtos importantes são o Mathury, fonte de potássio que ajuda na regulagem de processos como o amadurecimento dos frutos, o Stayflex, fonte de boro que alia importantes propriedades nutricionais deste nutriente a aditivos que ajuda a fortalecer o metabolismo dos vegetais, e o Sturdy, rico em fósforo de alta assimilação pelas plantas. O nutriente atua como fonte de energia para a planta.
Nos últimos cinco anos, a Satis intensificou a realização de pesquisas em lavouras de todo o País para entender as principais carências de cada uma das culturas e, desta forma, desenvolver produtos que as atendessem. A estratégia tem dado certo. A empresa, com capital 100% nacional, registrou neste período crescimento médio de 15% ao ano. A partir de 2015, o objetivo será crescer anualmente cerca de 30%. Esta meta será alcançada a partir de duas frentes: desenvolvimento contínuo de novos produtos diferenciados que atendam às demandas do campo e abertura de novos mercados, a partir da busca de novos parceiros. A empresa também já projeta a construção de uma nova unidade fabril a partir de 2014.
A Satis lançou recentemente o Humicphol, importante fonte de ácidos húmicos e fúlvicos, substâncias que conferem às plantas mais estabilidade e aumento da absorção ativa de nutrientes. Nos próximos meses, serão apresentados produtos para promover o desenvolvimento radicular e uma fonte totalmente inovadora de boro para aplicação via solo.
Este crescimento também está baseado no ganho de espaço do mercado de nutrição vegetal no Brasil especialmente com produtos que, além de nutrir, promovam naturalmente importantes funções do metabolismo vegetal, ponto forte da Satis, a exemplo do ocorrido em países da Europa que buscam opções que explorem o máximo do potencial produtivo das plantas, de forma duradoura e sustentável, para aplicar nas suas culturas. “Além disso, o produtor de hoje é mais técnico. Está mais preocupado com a produtividade da lavoura e o resultado para o seu negócio, sem esquecer da preservação do meio ambiente”, diz Ribeiro.
Os mercados onde a Satis marca maior presença são Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, Ceará, Goiás e Distrito Federal, estados estes responsáveis pelo maior faturamento da empresa. Conforme Nascimento Ribeiro, as regiões Centro-Oeste, Sul, Sudeste e Nordeste ainda possuem um bom potencial de crescimento. A Satis planeja ampliar sua atuação em mercados e polos agrícolas expressivos no País, visto que a tecnologia aplicada em seus produtos podem proporcionar elevados ganhos na produção, de acordo com os dados levantados em pesquisas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura