Cacau entra na lista de produtos com garantia de preço mínimo
As regiões Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil recebem este mês cerca de 15 eventos da plataforma Segurança e Saúde no Campo. O programa de caráter socioambiental da DuPont Produtos Agrícolas concentra investimentos em 5 projetos focalizados no uso correto e seguro de defensivos agrícolas e na preservação do meio ambiente. É liderado pela área de Segurança de Produtos e Meio Ambiente da companhia com alcance nacional entre os meses de janeiro e dezembro. (Confira ao final a relação de eventos por cidade.)
Formam a Plataforma Segurança e Saúde no Campo os seguintes projetos: DuPont Escola, DuPont Mulheres no Campo, DuPont Natureza, DuPont Universidade e Uso Correto e Seguro. Cada programa focaliza um público diferente e se vale de materiais didáticos com linguagem fácil e simples, que disseminam no campo mensagens e atitudes atreladas às boas práticas agrícolas. A meta da DuPont é elevar este ano em 10%, para quase 1 milhão, o número de pessoas beneficiadas pela plataforma, que até o final do ano passado atingiu 850 mil no acumulado dos últimos anos.
DuPont Escola é voltado a crianças de escolas rurais com idades entre 7 anos e 10 anos. O projeto incentiva a produção de trabalhos artísticos e literários com temática atrelada ao tema boas práticas agrícolas. Promove também a valorização da vida no campo e o papel central desempenhado pelo agricultor na segurança alimentar dos brasileiros. Alunos e escolas participantes recebem computadores e impressoras doados pela DuPont.
Já o projeto Uso Correto e Seguro destina-se a agricultores e trabalhadores rurais. Estimula por meio de ações educativas e eventos de treinamento a utilização de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual na aplicação de defensivos. Dados de 2012 demonstram que a DuPont contribuiu para que cerca de 650 mil kits desses equipamentos tenham chegado ao campo nos últimos anos.
O gerente Brasil de Sustentabilidade e Meio Ambiente da DuPont, Maurício Fernandes, comemora ainda os dados provenientes do programa Mulheres no Campo, que se vale da ajuda das esposas e filhas de agricultores para incentivar a adoção de boas práticas agrícolas e o uso correto e seguro de agroquímicos nas propriedades. Adotado em caráter experimental em 2010, o projeto teve em 2012 a sua segunda edição oficial, com 4 mil mulheres participantes no período e um total acumulado de 9 mil. Este ano deverá atingir mais de 10 mil participantes.
Os programas DuPont Universidade e DuPont Natureza, por sua vez, fecharam 2012 com aproximadamente 3,5 mil pessoas. O primeiro é aplicado por engenheiros agrônomos da DuPont em faculdades de agronomia e escolas técnicas agrícolas; o segundo contempla a formação de parcerias com entidades socioambientais e o poder público tendo em vista a preservação de áreas de proteção ambiental e reservas legais. Somados, os projetos deverão beneficiar número acima de 5 mil beneficiados.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura