Uso incorreto de defensivos agrícolas pode impactar a cadeia produtiva

BASF e Emater/RS capacitaram extensionistas sobre boas práticas na agricultura

03.10.2024 | 13:48 (UTC -3)
Roberta Silveira
Foto: reprodução
Foto: reprodução

O uso incorreto de defensivos agrícolas é um dos grandes desafios da agricultura. O manuseio sem proteção e a aplicação indevida dos insumos pode impactar diversos elos da cadeia, colocando em risco o meio ambiente, a saúde do consumidor e do produtor rural, além de comprometer a produtividade no campo. 

Por isso, a BASF, em parceria com a Emater do Rio Grande do Sul (RS), promoveu um workshop para cerca de 120 fiscais agropecuários e extensionistas rurais. O evento, dividido em oito blocos de conteúdo, teve o objetivo de disseminar conhecimento atualizado sobre temas fundamentais para a segurança nas lavouras.

O treinamento foi marcado por palestras conduzidas por especialistas da BASF sobre desenvolvimento de novos produtos e segurança do consumidor, além de uma discussão sobre desafios e tendências no campo, com foco no Xarvio Digital Farming Solutions, marca global de agricultura digital da BASF que oferece soluções para otimizar a gestão de cultivos com tecnologias como a inteligência artificial (IA).

“Os extensionistas rurais desempenham um papel fundamental na agricultura, atuando como ponte entre o conhecimento científico e os produtores rurais”, afirma Alexandre Bos (na foto, à esq.), gerente de Assuntos Regulatórios de Especialidades da BASF Soluções para Agricultura. “Nosso papel é apoiá-los para que estejam atualizados com as melhores práticas e tecnologias disponíveis no mercado, especialmente em um cenário de constantes desafios no campo”, finaliza o executivo.

O gerente de Stewardship e Sustentabilidade da BASF Soluções para Agricultura, Maurício Fernandes (na foto, ao centro), abordou o uso seguro de drones, que tem ganhado cada vez mais espaço na agricultura. Desde 2021, essa tecnologia é regulamentada pelo Ministério da Agricultura (Mapa).

Profissionais da CropLife Brasil e Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) também se juntaram ao evento para ampliar o conhecimento sobre o uso correto dos defensivos agrícolas e a destinação sustentável de embalagens.

O engenheiro agrônomo e coordenador de Defesa Sanitária Vegetal da Emater/RS, Elder Dal Prá (na foto, à dir.), afirma que a atuação conjunta com a BASF tem sido muito positiva para fortalecer a atuação dos extensionistas no Rio Grande do Sul: “Até o momento, a Emater já ofereceu mais de 660 cursos em boas práticas de aplicações agrícolas, com a participação de mais de 16 mil produtores”, ressalta.

O workshop foi realizado nos dias 18 e 27 de setembro de forma virtual. No total, participaram 40 fiscais da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul e 70 extensionistas rurais da Emater/RS.

A cooperação técnica entre a BASF e a Emater/RS existe desde 2020 com o objetivo de levar informação de qualidade sobre o uso de defensivos agrícolas aos extensionistas rurais. O foco é garantir que as boas práticas agrícolas sejam adotadas de maneira consistente, visando a preservação do meio ambiente e a proteção da saúde da população.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro