Relação de troca em RO
A Universidade do Boi e da Carne e o Grupo ETCO promovem o curso sobre Bem-Estar e Qualidade de Carne Bovina, que acontece entre 6 e 10 de julho em Jaboticabal/SP.
Serão realizadas duas formas de inscrições: uma apenas para a parte teórica e outra para a teórica/prática, devido ao número limitado de vagas.
O principal objetivo é oferecer uma visão integrada dos efeitos do manejo sobre o bem-estar dos animais e suas consequências na qualidade da carne, de forma a preparar e atualizar os técnicos de indústrias da carne e demais profissionais sobre as boas práticas de manejo, bem como sobre as tendências do mercado de carnes. "Nossa intenção é caracterizar a qualidade da carne como algo mais amplo, mostrar a importância de um manejo e um sistema de produção corretos para a qualidade da carne, e como tudo isso pode influenciar na imagem do produto para o consumidor", explicou Mateus Paranhos, um dos professores palestrantes.
A parte teórica acontecerá entre os dias 6 e 8 de julho e abordará temas como 'Os custos da má qualidade na produção de bovinos de corte', 'Manejo Pré-abate', 'Boas práticas de Manejo na Identificação e na Vacinação', 'Rastreabilidade e segurança alimentar', 'Tipificação de carcaças' e 'Técnicas para melhorar a maciez'. "Quem se inscrever para a parte teórica/prática terá, além dos temas citados, aulas práticas referentes a 'Manejo Pré-abate','Tipificação de Carcaças' e 'Tipificação de Cortes Cárneos' no frigorífico Marfrig (Promissão - SP). "Nas aulas práticas, que serão realizadas na Fazenda Modelo da F.A.I. de Jaboticabal, o foco será voltado aos assuntos: 'Manejo Racional de Curral' e 'Avaliação dos Pontos Críticos das Instalações", explica o coordenador da Universidade do Boi e da Carne, Marcos Pertegato.
Dentre os palestrantes, nomes de professores consagrados em bem-estar animal e qualidade da carne bovina como: Luis Francisco Prata e Mateus J. R. Paranhos, ambos da Unesp-Jaboticabal, e Pedro Eduardo de Felício, da Unicamp, e Charli Ludtke, da ONG internacional WSPA."Creio que este é o curso de extensão que faltava para profissionais e estudantes que pretendem se dedicar à produção e fornecimento de gado para abate ou à compra, transporte, manejo pré-abate, abate e técnicas pós-abate, classificação e resfriamento de carcaças. Faltava uma integração de conhecimentos das várias etapas que são fundamentais para a qualidade da carne bovina", detalhou Felício.
As inscrições e informações dos Cursos de Bem-Estar e Qualidade de Carne Bovina podem ser obtidas através dos sites
,
, ou pelos telefones (16) 3209 1300 e (16) 3202 3430.
A Universidade do Boi e da Carne é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), conta com o apoio da Dow AgroSciences e da Tortuga Cia. Zootécnica Agrária.
Fonte: ContatoCom > Comunicação Integrada - [15] 3326-3331
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura