Sexta edição do programa Avança Café será lançada na Expocafé 2024

Lançamento acontece no dia 05 de junho, às 10h, em Três Pontas (MG)

03.06.2024 | 15:31 (UTC -3)
Rose Lane César
Foto: Tomas May
Foto: Tomas May

A sexta edição do programa de pré-aceleração de startups Avança Café será lançada durante a Expocafé 2024, em Três Pontas (MG), no dia 05 de junho, às 10 horas. O programa, que já apoiou 65 projetos, entra em sua sexta edição com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de soluções para a cafeicultura brasileira. O edital e o formulário de inscrição podem ser consultados no site da Embrapa (www.embrapa.br/cafe/avanca-cafe). As equipes com o melhor desempenho receberão premiação, cujo valor bruto total alcança R$ 42 mil, patrocinado pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). 

“Os resultados alcançados pelas cinco edições anteriores do Avança Café demonstram a importância desse projeto na geração de soluções inovadoras, incentivando os jovens a empreender nessa cadeia produtiva tão significativa para o Brasil, que é a do café”, afirma Antonio Fernando Guerra, chefe-geral da Embrapa Café. 

Inscrições e regras gerais

Podem participar equipes com três a seis integrantes, com idade mínima de 18 anos. Os candidatos podem ser estudantes de ensino médio, de curso técnico, graduação, pós-graduação, técnicos administrativos, professores, pesquisadores, produtores, empresários ou autônomos, que queiram desenvolver projetos voltados para a cafeicultura. 

Não é necessário ter empresa constituída. Serão aceitas inscrições de mais de um projeto por equipe, mas em caso de aprovação, apenas um será selecionado para essa edição.  

As equipes passarão por um programa de doze semanas para que recebam informações que as ajudem a transformar suas ideias em projetos de base tecnológica com alto valor agregado ao negócio, seja de produto ou de processos. 

“Nosso objetivo é ajudar essas equipes a transformar suas ideias em uma potencial startup. Recebemos inscrições de projetos que estejam em estágio inicial de desenvolvimento, em fase de ideação, ou em operação inicial na cadeia produtiva do café”, explicou Guerra.

A inscrição e as atividades oferecidas pelo programa são gratuitas, mas os custos relacionados ao desenvolvimento do negócio são de responsabilidade dos integrantes das startups, sendo a premiação final um incentivo para a continuidade do projeto. Serão oferecidos workshops, palestras, painéis e apresentação de cases de sucesso e insucesso, com conteúdos teóricos, práticos e sobre uso de ferramentas que serão utilizadas para o desenvolvimento do negócio. De acordo com a demanda das equipes também serão realizadas reuniões de mentoria com profissionais com larga experiência no assunto demandado. 

O projeto é executado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), por meio do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) e pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio do Parque Tecnológico e Científico da Universidade Federal de Lavras (LavrasTec), com coordenação da Embrapa Café e recursos do Consórcio Pesquisa Café. 

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro