Seedcorp HO inaugura estação de pesquisa

Estação em Sertanópolis expandirá o trabalho desenvolvido de genética de soja para todo Brasil

10.02.2023 | 10:57 (UTC -3)
Cláudia Rodrigues Santos Nunes, edição Cultivar
Mário Carvalho, CEO, inaugura a estação ao lado de Beatriz Garcia Cid, proprietária da Fazenda Cachoeira 2C, cuja parte foi arrendada
Mário Carvalho, CEO, inaugura a estação ao lado de Beatriz Garcia Cid, proprietária da Fazenda Cachoeira 2C, cuja parte foi arrendada

A Seedcorp HO tem nova estação de pesquisa em Sertanópolis (PR). Ela substituirá a estação que a empresa possuía na Argentina, que deixou de existir. “Decidimos trazer nosso germoplasma de grupos de maturação 5 e 6 do programa de melhoramento genético para o Sul do Brasil, onde nossos resultados comerciais crescem positivamente, e o programa posicionado em Sertanópolis nos possibilitará trazer maior oferta de novos produtos e muito mais adaptados”, afirma Irineu Hartwig (na foto abaixo), diretor de Pesquisa e Desenvolvimento.

Para o início das operações na nova estação, a empresa investiu em torno de R$ 6 milhões ao longo de 2021 e 2022 em capacitação na compra de equipamentos, infraestrutura e pessoas.

Com germoplasma e pipeline prontos, vindos da Argentina, a nova estação tem por foco o desenvolvimento de genética para estados como Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Paraguai.

Para o mercado do Uruguai e Meio-Norte da Argentina, também países-foco da empresa, serão testados produtos a partir de fases pré-comerciais, entregando-se, assim, soluções comerciais também para estes dois países.

Infraestrutura e especialização

A estação da Seedcorp HO em Sertanópolis possui 40 hectares, com infraestrutura de edificações e equipamentos específicos para desenvolvimento de todas as etapas do programa de melhoramento.

Ela é liderada pela melhorista de soja Micheli Thaise Della Flora Possobom (na foto acima). Formada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), ela é mestre em Agronomia, com ênfase no Melhoramento de Plantas pela mesma universidade, e doutora em Fitotecnia, também com ênfase no Melhoramento de Plantas, pela Universidade Federal de Viçosa (MG).

Sobre a Seedcorp HO

Recentemente, Bunge Brasil Holdings B.V. e pela Advanta Seeds Holdings UK Ltd. adquiriram, cada, 20% das ações da HO Semillas (holding não operacional). E, indiretamente, da Seedcorp HO -- (leia detalhes aqui). A Seedcorp HO é uma das maiores distribuidoras de sementes de soja e milho do Brasil. Possui matriz em Goiás.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro