Fenagro: Prêmio Destaque do Agronegócio Baiano valorizou os melhores do setor
A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) realiza, nesta quinta-feira (10/12), a partir das 14h30, uma Tarde de Campo sobre capim-annoni-2. O evento será na unidade de pesquisa de Dom Pedrito/RS.
O trabalho, desenvolvido pela pesquisadora doutora em Ciências Veterinárias Corália Medeiros, tem como objetivo estudar o efeito da aplicação seletiva de herbicida como forma de controlar a presença da invasora. O estudo permite avaliar indicadores de dinâmica vegetacional, em áreas de pastejo de campo nativo infestadas com capim-annoni-2 (Eragrostis plana Ness).
Segundo a pesquisadora, essa gramínea exótica invasora está atualmente disseminada por toda a metade sul do Estado, devido a sua agressividade na competição com espécies nativas e carência de recursos técnicos efetivos de controle. “Essa situação é uma ameaça à preservação da rica diversidade florística da vegetação campestre que caracteriza o Bioma Pampa, que é a base nutricional da pecuária praticada nessa região”, alerta.
A aplicação do herbicida glifosato (1,8 Kg/ha, 10% diluição v/v) é realizada uma vez ao ano, no verão, com uso do implemento “roçadeira química”. O efeito do tratamento é avaliado a cada estação do ano, na área de cobertura, biomassa, presença e intensidade de pastejo do capim-annoni-2 e do campo nativo. São também avaliados o número e tamanho de touceiras e a presença e o número de panículas de capim-annoni-2, explica a doutora.
A unidade está localizada 15 km após a ponte do rio Santa Maria.
Gislaine Freitas
Fepagro
(51) 3288.8036 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura