Primeiro clone zebuíno com registro
A Bayer CropScience e o International Rice Research Institute (IRRI, Instituto Internacional de Pesquisa de Arroz) de Los Baños, Filipinas, assinaram um acordo para a criação de um Programa de Qualificação e Intercâmbio Científico (PPIC).
O principal objetivo da parceria é reforçar a produtividade do arroz, por meio da melhor utilização da diversidade genética do arroz para o cultivo, do gerenciamento de doenças do arroz, redução das emissões de gases causadores do efeito estufa e da qualificação de jovens cientistas que estudam o arroz.
O acordo permitirá que ambas as partes ampliem sua colaboração científica de forma a beneficiar agricultores de arroz na Ásia e em outros lugares. Em abril de 2008, a Bayer CropScience se uniu ao Hybrid Rice Development Consortium (HRDC, Consórcio para o Desenvolvimento de Arroz Híbrido), um programa de parcerias liderado pelo IRRI nos setores público e privado, cujo objetivo é desenvolver e compartilhar tecnologias de arroz híbrido.
A parceria dentro do PPIC inclui quatro atividades conjuntas. Em primeiro lugar, a Bayer CropScience se juntará a um amplo esforço internacional, que visa utilizar melhor a diversidade genética do arroz no melhoramento de variedades ao estabelecer um novo e detalhado conjunto de dados de informações sobre o genoma do arroz, relativo a mais de duas mil variedades diferentes e espécies silvestres.
Em segundo lugar, ambas desenvolverão ferramentas moleculares para detectar, de forma rápida e confiável, a presença de queima bacteriana por Xanthomonas (uma importante doença em muitos países produtores de arroz na Ásia) nas sementes de arroz. Os testes atuais são inadequados e às vezes geram resultados falso-positivos. O novo kit de ferramentas será amplamente disponibilizado.
Terceiro, a parceria também inclui a medição de emissões de gases causadores do efeito estufa em plantações de arroz, quando há a troca do arroz plantado por transplante de mudas para arroz plantado diretamente com sementes, em campos onde é feita irrigação então com menor consumo de água. O quarto elemento do acordo é a concessão de bolsas plenas de doutoramento, pela Bayer CropScience, para promissores jovens cientistas de arroz.
"O arroz é o cultivo alimentar mais importante de nosso Planeta e, com nossas pesquisas em busca de variedades de alto rendimento e resistentes a doenças, pretendemos contribuir para o fornecimento do alimento no mundo no século 21. Nossa parceria com o IRRI ajudará a reforçar e construir as capacidades futuras de pesquisa que são necessárias", afirmou o professor Friedrich Berschauer, Presidente do Conselho Administrativo da Bayer CropScience.
"Este acordo aumentará a capacidade do IRRI de entregar soluções, na área da ciência do arroz, que poderão ajudar os produtores de arroz a aumentar seus rendimentos de um modo ambientalmente sustentável e, ao fazê-lo, auxiliar a tirar os agricultores e os consumidores da pobreza", afirmou o Diretor Geral Adjunto de Pesquisa do IRRI, Dr. Achim Dobermann. "O IRRI traz à parceria sua força na preservação da maior coleção de arroz do mundo, reproduzindo novas variedades de arroz, e sua experiência em todos os aspectos da produção ambientalmente sustentável do arroz. Estamos ansiosos por combinar nossas forças com as da Bayer CropScience para aumentar o escopo e o impacto da pesquisa de arroz," afirmou.
O acordo entre a Bayer CropScience e o IRRI garantirá que o instituto possa continuar entregando, de modo amplo, os resultados de sua pesquisa, inclusive as sementes de novas variedades de arroz aos seus diversos parceiros. Não há concessões para o acesso exclusivo à pesquisa ou aos resultados das pesquisas do IRRI.
Informações adicionais:
e
Fonte: The Jeffrey Group - 11 2165 1640
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura