RS Safra 2025/26: milho avança

Plantio atinge até 40% da área prevista em algumas regiões; cigarrinha-do-milho preocupa

29.08.2025 | 14:03 (UTC -3)
Revista Cultivar

A semeadura do milho no Rio Grande do Sul já começou em diversas regiões. Em Tenente Portela, o plantio alcançou 40% da área prevista. As primeiras lavouras estão em fase VE, de emergência das raízes e início do desenvolvimento. Em Santa Rosa, 7% das lavouras seguem em desenvolvimento vegetativo; 63% em floração; 27% no enchimento de grãos; 2% em maturação; e 1% já colhidas.

As chuvas entre os dias 22 e 23 de agosto favoreceram a germinação e a emergência nas áreas bem drenadas, mas interromperam o plantio em várias regiões. Na Metade Sul e Fronteira Oeste, precipitações acima de 200 mm causaram encharcamento de solos, atrasando os trabalhos, principalmente em áreas de várzea. Em Maçambará, há risco de falhas que podem exigir replantio.

Em Soledade, 76% das lavouras estão em floração, e 16% já iniciaram formação de síliquas. Frio e geadas leves não comprometeram o potencial produtivo. Em regiões como Santa Rosa e Ijuí, há presença da cigarrinha-do-milho, exigindo monitoramento e controle.

A expectativa é de expansão da área cultivada na safra 2025/2026, com a semeadura dentro da janela de menor risco do ZARC. O levantamento de área e potencial produtivo será divulgado na Expointer, em 2 de setembro.

O preço médio da saca de 60 quilos caiu 1,11% na última semana, passando de R$ 62,37 para R$ 61,68. Em Santa Rosa, o valor ficou abaixo da média estadual.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025