SC Safra 2025/26: queda nos preços do arroz preocupa produtores
Boletim da Epagri aponta recuo de área e produtividade, enquanto milho avança e maçã deve ter forte recuperação
A Rovensa Next anunciou o lançamento de dois produtos biológicos para o mercado europeu. Orocide Plus e Tulga Spinex ampliam o portfólio de biossoluções da empresa.
Orocide Plus chega ao mercado francês como o primeiro produto à base de óleo de laranja (D-limoneno) autorizado para combater Phytophthora infestans. Essa doença gera prejuízos significativos para os produtores. A solução já era comercializada na Alemanha sob o nome Prev-Gold.
O produto atua por contato direto com micélios e esporos do fungo. Controla o avanço da infecção com ação preventiva e curativa. A formulação inclui a tecnologia Orowet, que melhora a cobertura e aderência do óleo nas folhas, aumentando sua eficácia.
Orocide Plus também foi aprovado para o controle de pulgões em cereais. O intervalo de carência para batatas é de três dias e o intervalo de reentrada é de 24 horas. Esses parâmetros destacam o perfil seguro e ambientalmente favorável do produto.
Já o Tulga Spinex, bioinseticida à base de espinosade, foi lançado na Espanha e será introduzido na Grécia como Tulga 480SC. A substância ativa é obtida por fermentação natural de Saccharopolyspora spinosa. O produto é certificado para uso na agricultura orgânica.
Tulga Spinex atua por contato e ingestão. Elimina rapidamente pragas como tripes e lagartas em culturas como pêssego e damasco. É inócuo para insetos benéficos, como abelhas e outros polinizadores.
Testes de campo e laboratório mostraram eficácia superior a 90% contra pragas como Tuta absoluta, Lobesia botrana e Frankliniella occidentalis em tomate, pimentão, videira e berinjela.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura