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O Bureau de Inteligência Competitiva do Café divulga mais uma publicação do Relatório Internacional de Tendências do Café (vol. 3, nº 10). O Bureau é um programa desenvolvido no Centro de Inteligência em Mercados – CIM, da Universidade Federal de Lavras – UFLA, instituição fundadora e participante do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. A iniciativa tem o objetivo de criar inteligência competitiva de prospecção de mercado que subsidie as decisões do setor e impulsione a transformação do Brasil na mais dinâmica e sofisticada nação do agronegócio café do mundo. O principal foco de atuação desse trabalho é a geração e distribuição de informações estratégicas para o setor agroindustrial do café, inclusive indicadores econômicos e sociais que permitam a construção de cenários para a cafeicultura de Minas Gerais e do Brasil.
O Relatório Internacional de Tendências do Café faz parte do Plano de Ação do projeto do Consórcio denominado “Criação e Difusão de Inteligência Competitiva para a Cafeicultura Brasileira”. O projeto, financiado com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira – Funcafé, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, tem o intuito de monitorar, analisar e difundir informações e indicadores relevantes para a competitividade da cafeicultura brasileira, bem como propor soluções estratégicas para os problemas enfrentados pelo setor.
Resumo das análises e tendências – Nesta edição, o Relatório mostra que produzir café com rentabilidade não é tarefa fácil para grande parte dos cafeicultores. Os custos se elevam constantemente, países concorrentes investem em renovação de lavouras, o mercado exige cada vez mais sustentabilidade e qualidade e, ocasionalmente, o clima prejudica de forma significativa a produção. Com tantos desafios, o cafeicultor brasileiro precisa de novas tecnologias no campo e ferramentas de gestão e informação para comercializar e tomar decisões. Assim, para lidar com esse contexto complexo é preciso que os produtores estejam cada vez mais capacitados e informados. Não basta apenas produzir muito ou com qualidade, é necessário também aprender a calcular os custos, planejar a comercialização, gerenciar o fluxo de caixa e conhecer as tendências do mercado, buscando sempre novas soluções. Em relação à indústria, o relatório conclui que a preocupação com a sustentabilidade é uma grande tendência do cenário atual. Cafés orgânicos estão sendo produzidos em várias partes do mundo e as indústrias estão cada vez mais atentas a esse tipo de produção, colocando em suas embalagens selos e certificações que garantem boa imagem da empresa. Por fim, o Relatório faz uma comparação entre as empresas de cafés e mostra que, diante de um mercado tão competitivo, diferenciar-se das demais companhias é estratégia de sobrevivência. Para isso, uma alternativa é a utilização de modernas tecnologias de informação com aplicativos móveis, que podem contar com diversas funções: pagamento móvel, pedido e pagamento do produto antes da chegada do cliente à loja, display de promoções, programa de fidelidade, entre outras. Enfim, trata-se de um relatório que permite a tomada de decisão de todos os agentes envolvidos no agronegócio café.
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