Rancho da Matinha apresenta os critérios utilizados na pecuária de produção

19.05.2010 | 20:59 (UTC -3)

Pecuária de pista x pecuária de produção em debate na capital do zebu

Com o objetivo de discutir os critérios utilizados na pecuária de pista e na pecuária de produção, o Fórum Canal Rural, realizado durante a ExpoZebu 2010, contou com três palestrantes: o pecuarista Luciano Borges,do Rancho da Matinha, o gerente de pecuária da Fazenda Quilombo, Frederico Moreno, e o superintendente técnico da ABCZ, Luiz Antônio Josahkian.

Com mais de 30 anos dedicados à pecuária, Luciano Borges destacou em sua palestra a importância de maximizar a produção de carne no menor tempo possível e com melhor custo benefício. Para conseguir bons resultados com animais a pasto, o criador busca o equilíbrio entre cinco características: reprodução, desenvolvimento, qualidade de carcaça, habilidade materna e temperamento. Defensor do ciclo curto de produção, ele define esse sistema como aquele capaz de iniciar a gestação na era de 1 ano, criar o bezerro aos 2 anos e gerar o segundo filho aos 3 anos de idade. “Esse é o modelo que classificamos como ideal e o que nos garante maior rentabilidade”, afirma.

Mas até que ponto a pecuária de pista tem ligação com a pecuária de produção? Para o proprietário do Rancho da Matinha quando os objetivos de seleção são diferentes, os critérios adotados também são diferentes. Muitas vezes chegam a ser antagônicos. " Os dois modelos são válidos e possuem mercados próprios. Por isso, deveriam ser tratados tanto pela ABCZ como pelos Programas de Melhoramento Genético, como segmentos distintos dentro de uma mesma raça", enfatiza.

O pecuarista finalizou o debate dando um conselho aos produtores de genética Nelore: "opte por um dos dois nichos. Não tente fazer as duas coisas, porque você não ganharia em pista e nem se daria bem no mercado de produção. Os pré-requisitos são totalmente diferentes". conclui.

Fonte: Pec3Press

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro