Dow AgroSciences disponibiliza o Glizmax no Brasil
A evolução do mercado cafeeiro nos últimos 38 anos, com foco em todos os setores envolvidos na cadeia produtiva, desde a lavoura, passando por distribuição, comercialização e torrefação, será apresentada no 18º Seminário Internacional de Café de Santos.
O evento acontece, nesta terça e quarta-feira (18 e 19/), no Guarujá/SP. O secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Manoel Bertone, e o diretor do Departamento de Café, Robério Silva, representam o governo federal no encontro.
Membros da indústria, além de cafeicultores e interessados no mercado do grão participam do evento que também irá propor novas estratégias e caminhos para aprimorar técnicas de produção sustentável e de comercialização do produto. Os especialistas também pretendem avaliar as variações da qualidade e as mudanças no comportamento do mercado consumidor, nas mais diferentes regiões do mundo, buscando ampliar as exportações do café brasileiro.
O 1º Seminário Internacional de Café de Santos aconteceu em 1972 e foi realizado pela Associação Comercial do município, que promove o encontro desde então. Segundo especialistas, é considerado como um dos mais tradicionais eventos internacionais voltados para o mercado cafeeiro.
Produção - Segundo números divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção em 2010 do grão deve chegar a 47 milhões de sacas de 60 quilos, valor que representa aumento de 19,2% diante as 39,5 milhões de sacas do ano passado. O bom resultado é fruto da bienalidade positiva da cultura, que é intercalada entre um ciclo alto e baixo. Quando a comparação é feita em relação a 2008, ano também de bienalidade positiva, o crescimento é de 2,85%.
Sophia Gebrim
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura