Dow AgroSciences disponibiliza o Glizmax no Brasil
Os primeiros resultados do Projeto Bifi Quali, realizado na Embrapa Pecuária Sul, mostram resultados quanto a peso de carcaça e idade de abate.
O trabalho de pesquisa denominado “Desempenho do Nascimento ao Sobreano de Bovinos com diferentes composições genéticas criados no Sul do Brasil”, coordenado pelo pesquisador Fernando Flores Cardoso, divulgou resultados que confirmam o desempenho de touros Hereford em cruzamentos com gado Nelore quanto a peso de carcaça e idade de abate.
Na pesquisa foram avaliados 356 bezerros de vacas hereford, angus, caracu e nelore, acasaladas com touros angus, hereford, nelore e caracu. Os animais nasceram entre 2006 e 2008 e foram criados na Embrapa Pecuária Sul, Bagé, Brasil, em pastagem nativa até a desmama, e da desmama ao sobreano (18 meses) os machos foram mantidos em pastagem nativa melhorada com Azevém e as fêmeas permaneceram na mesma condição pré-desmama.
Segundo informa a associação de Hereford, na pesquisa, a raça apresentou características terminais superiores com maior ganho pós-desmama e peso aos 18 meses. No gráfico acima, o cruzamento NEHH (vaca Nelore x touro Hereford) apresenta, quase 15 kilos a mais de peso de carcaça quente que os demais cruzamentos. A comprovação da eficiência também pode ser vista no gráfico abaixo demonstrando que o cruzamento com Hereford apresenta menor tempo de terminação (quase 30 dias antes que os demais avaliados).
Aliado a essas informações a ABHB vem trabalhando em convênios com frigoríficos e redes de supermercados no programa de garantia de remuneração da Carne Certificada Pampa (
), utilizando o indicador de cotação da Esalq/Cepea e buscando acordos para viabilizar programas de fomento para aquisição de sêmen das raças Hereford e Braford para criadores em todo o Brasil. Atualmente os Frigoríficos Silva e Marfrig e o grupo Zaffari e Carrefour possuem convênios com a ABHB.
"Os resultados científicos comprovam a Eficiência do Hereford no cruzamento industrial, sinônimo de mais peso em menos tempo e com produção de carne de qualidade", destaca a equipe da associação.
O trabalho completo com gráficos e tabelas estão disponíveis no site da ABHB (
) e no site da Emprapa Pecuária Sul (
).
Lorena Riambau Garcia
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
ABHB
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura