Dia de Campo sobre o controle de Carrapato será quarta-feira
Recuar para não perder. Em 2009, a área de plantio da cultura do trigo na região de Campos Novos foi de 14 mil hectares. Porém, devido ao preço de comercialização do cereal de inverno e as atitudes do governo em reduzir o preço mínimo, aliado ao alto custo de produção, fizeram com que os produtores associados da Copercampos de Campos Novos diminuíssem a área plantada.
De acordo com o Engenheiro Agrônomo Marcos Schlegel, responsável pelo Departamento Técnico da Copercampos, o grande motivo deste recuo dos produtores quanto ao investimento na cultura é o custo de produção, influenciado pela política adotada na comercialização. “O trigo é uma cultura que tem grande representatividade em nossa região, porém, o preço baixo e o alto custo de produção interferem muito na decisão dos produtores, que estão plantando o trigo, mas em menores áreas”, explica Schlegel.
Para obter bons resultados na colheita, muitos são os cuidados dos produtores. Na safra de 2009, tempestades de granizo influenciaram negativamente a produtividade. Com início do plantio neste mês de julho, a colheita será até final de novembro na região de Campos Novos. Os produtores esperam neste ano, melhores condições climáticas e maiores produtividades, para que a cultura se torna rentável.
Assessoria de Comunicação
Copercampos
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura