Presença gaúcha no Brahman Rio Show deve ampliar difusão da raça

10.12.2008 | 21:59 (UTC -3)

Embora as raças taurinas predominem no plantel gaúcho, o gado Brahman tem crescido no Estado e apresentado um perfil diferenciado em relação aos rebanhos dos demais estados brasileiros: enquanto Minas Gerais e São Paulo destacam-se como produtores de genética Brahman, no Rio Grande do Sul os criadores se dedicam¸ de forma mais significativa que em outras regiões do país, à utilização da raça em cruzamentos industriais e na composição de rebanhos comerciais.

Esse perfil foi estabelecido a partir das potencialidades do Brahman em terras gaúchas – cujas condições bioclimáticas semelhantes às existentes na região Sul dos Estados Unidos, berço da raça Brahman no mundo – e começou a ser definido antes mesmo da entrada oficial da raça no país, há 15 anos. As características deste zebuíno eram tão favoráveis às condições do estado, que a demanda já era elevada mesmo antes da abertura do comércio entre Brasil e EUA. Diante desse potencial, a comitiva gaúcha também marcará forte presença no principal evento da raça já realizado na América Latina – o Brahman Rio Show 2009, evento que inclui em sua programação o I Congresso Brasileiro e Latino-Americano da Raça Brahman, entre os dias 04 e 08 de fevereiro, no Rio de Janeiro.

O evento idealizado pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), em parceria com a Fagga Eventos e todas as associações estaduais da raça, além de diversas oportunidades de negócios, debaterá temas importantes para os criadores gaúchos como comercialização de genética entre os países latino-americanos, barreiras sanitárias e não-sanitárias que impedem o fluxo do comércio pecuário na América Latina, além dos novos rumos do agronegócio mundial.

De acordo com a Associação Gaúcha de Criadores de Brahman (AGCB), Hildo José Traesel, essas questões são relevantes, pois acabarão favorecendo, no futuro, exportação de genética Brahman para países como Argentina e Paraguai, favorecidos pela localização. “Os rebanhos argentinos, hoje, não são tão expressivos, mas a raça deverá voltar com força, dado o crescimento expressivo da raça e seus resultados comprovados nos últimos anos. Além disso, essas discussões são muito importantes, pois, hoje todo o mercado é globalizado, por isso, devemos buscar falar a mesma linguagem”, justifica.

Para Traesel, o evento é fundamental também para difundir entre os criadores do Sul os ganhos significativos do Brahman, destacando especialmente a heterose com raças européias. Embora exista uma pressão de alguns criadores e frigoríficos para rebanhos de taurinos puros, o Brahman conseguiu uma penetração no estado que os outros zebuínos dificilmente alcançam. Além disso, a presença do Brahman vem acrescentar à pecuária de regiões como a Noroeste do estado, onde as condições climáticas não favorecem as raças européias e o Brahman é uma boa alternativa para oferecer rusticidade a esses rebanhos. “Nesse cenário, o Brahman indiscutivelmente é o que apresenta melhor adaptação. Os pecuaristas já perceberam e por isso estão fazendo uso da genética Brahman”, ressalta Traesel.

O crescimento no Rio Grande do Sul é evidente: só em 2008, o presidente estima o surgimento de 10 novos criadores no Estado, além da maior participação da raça em todas as edições da Expointer. Hoje, a entidade contabiliza cerca de 50 criadores no Estado. O momento que a pecuária atravessa também é favorável. Segundo Traesel, com a abertura das fronteiras do Estado, será permitido um intercambio de animais, com genética e qualidade superior, algo que só tem a fortalecer a raça, valorizando-a cada vez mais.

Entre as características mais atrativas do Brahman, destacam-se ganho de peso com eficiência e produtividade e, dentre os zebuínos, é o que tem maior precocidade sexual e de acabamento de carcaça. O peso médio destes animais na desmama é, em média, 20 quilos a mais que a outras raças zebuínas e a terminação a pasto também ocorre de quatro a seis meses antes, quando se usa o cruzamento com Brahman. Além disso, animais machos PO castrados e engordados a campo alcançam 20@ de peso seis meses antes que outros zebuínos para corte, apresentando peso médio do traseiro com 20@ – sendo de 76 quilos para 14 quilos de ossos, enquanto as outras raças zebuínas apresentam traseiro de 65 quilos para 16 quilos de ossos, também com 20@.

Os interessados em participar do Brahman Rio Show 2009 podem entrar em contato com a empresa organizadora Fagga Eventos pelo e-mail brahmanshow@fagga.com.br ou pelo telefone (21) 3035-3100.

Mais informações pelo site www.brahmanshow.com.br e na ACBB pelo telefone: (34) 3336-7326 ou pelo e-mail abrahman@terra.com.br; e na Fagga Eventos, pelo telefone (21) 3035-3100 ou www.fagga.com.br

Fonte: Texto Assessoria de Comunicações: Tel. (11) 2198-1888 e (11) 7300-6368

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro