Aberta a colheita do trigo na Metade Sul do RS

09.12.2008 | 21:59 (UTC -3)

Para mostrar a aptidão da Metade Sul do Rio Grande do Sul na produção de trigo, ocorreu segunda-feira (08/12) a Abertura da Colheita no município de Lavras do Sul. Tradicionalmente, o plantio do cereal é vinculado à Metade Norte do RS, por isso a iniciativa inédita da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio e Emater, em parceria com empresa Granello Sementes, para dar visibilidade ao plantio do trigo nesta região do Estado.

O intuito da parceria é pesquisar qual tipo de semente é a mais adequada ao solo da Metade Sul, com ênfase na região de Lavras do Sul, e assim obter melhores resultados com o cultivo do cereal.

Presente no evento, o secretário da Agricultura, João Carlos Machado, disse que este incentivo nasce do desejo de ultrapassar as dificuldades encontradas na Metade Sul em desenvolver o trigo. Segundo ele, isso ocorre devido ao pouco incentivo para o plantio, o desconhecimento sobre as sementes e a desenvoltura das mesmas no solo da região, pois apenas a Metade Norte tem pesquisas consistentes sobre as sementes adequadas para o plantio.

Resultados positivos

As sementes de trigo apropriadas para cultivo na região sul do Estado ainda estão sendo analisadas, mas é nesta etapa de pesquisa que a participação da secretaria junto à Emater é determinante. O gerente regional da Emater, Mário Antônio da Silveira, diz que a partir de uma solicitação do secretário João Carlos Machado, Embrapa, Fepagro e a empresa Granello começaram a realizar pesquisas com as sementes mais adaptadas à Metade Sul.

Silveira comemora o excelente resultado encontrado na etapa inicial da pesquisa. "Utilizamos 18 variedades de sementes em três repetições e alcançamos entre 3.200 e 4.600kg/ha de trigo, o que é maravilhoso, estando a média da região em 1.800kg/ha", destaca.

Machado ressalta que o Brasil é um dos maiores importadores de trigo do mundo e o RS um dos grandes produtores do cereal no país. "A Metade Sul, numa sequência de 15 anos de cultivo, teve apenas dois de frustações", observa. O secretário ainda fala sobre o bom momento em que se encontra a cultura de trigo, a qual recebeu uma redução do ICMS de 12 para 2% do governo estadual.

"A Abertura Oficial da Colheita do Trigo é o início de uma caminhada que terá continuidade no Estado. A Metade Sul possui todos os requisitos para se tornar referência nesta cultura e o Estado continuará a dar todo o suporte necessário para que isso aconteça", garante.

Clima favorável

Um dos sócios da Granello, Gerson Herter, explica que a Metade Sul, apesar da menor tradição na cultura do trigo em relação à região Norte do RS, o clima pode ser um diferencial competitivo, com pouca estiagem no verão e um solo com maior capacidade de armazenagem de água. "Testamos o mesmo tipo de sementes cultivadas em Lavras e em Não-Me-Toque, cidade referência na cultura, e a nossa produção em Lavras foi superior em 20% na qualidade", constata Herter.

O prefeito de Lavras do Sul, Paulo Souza, acrescentou que a forte tradição da pecuária na região acaba inibindo, de certa forma, a agricultura, que auxiliaria no aumento da renda do pequeno produtor, além da diversificação da cultura que o trigo pode trazer para os arredores do município. "Agora, iremos trilhar um novo caminho, dando mais uma opção de renda aos produtores", comentou.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro