Planejamento do produtor faz diferença para a safra de verão

29.08.2011 | 20:59 (UTC -3)
Rodrigo dos Santos

Planejar a safra ajuda o produtor a evitar riscos e custos desnecessários. De acordo com Luis Henrique Carregal, pesquisador da Universidade de Rio Verde (FESURV), o ideal é considerar o histórico das áreas plantadas, as previsões climáticas, se houve a rotação de culturas e como será realizada a proteção de cultivos. Ele lembra que, na última safra, o fenômeno La Niña não favoreceu a ocorrência de doenças no campo, porém, para 2012, a previsão é de um índice pluviométrico maior, o que requer cuidado redobrado para evitar a incidência de ferrugem asiática, antracnose, mancha-alvo e mofo branco nas lavouras.

“Fatores como temperatura, umidade, insolação e características do solo interferem em todas

as fases do ciclo de vida dos patógenos e determinam sua severidade nas culturas. Por isso, o planejamento é tão importante. O produtor precisa se programar não só para a aquisição dos insumos, mas também para a otimização de seu uso, com aplicações nos momentos corretos e nas doses adequadas”, explica.

Luis Henrique Marmo é agrônomo da Fazenda Rio Verdinho, localizada em Rio Verde (GO) e pertencente ao produtor Aparecido Aldemir Cocareli. Marmo diz que a produtividade de soja da fazenda vem crescendo nos últimos anos, em função do manejo fitossanitário preventivo.

O planejamento ajuda a melhorar a equação no campo. Além de promover economia, com redução de desperdícios e custos, traz lucros à medida que se produz mais e melhor.

“A análise antecipada de potenciais e riscos ajuda na tomada de decisão, contribui com resultados efetivos, proporciona segurança, além de gerar sustentabilidade ao negócio. O produtor precisa estar atento a isso e esta é a hora de se planejar”, enfatiza Mariel Alves, gerente Comercial da Bayer CropScience para a região de Rio Verde (GO).

Diante deste cenário e sempre atenta às necessidades de seus clientes, a empresa mantém programas de orientação ao produtor, oferecendo toda sua expertise no planejamento das lavouras. Entre as frentes inovadoras estão as soluções integradas para o manejo de doenças que comprometem a produtividade, iniciando o processo com o tratamento de sementes e indo até o final da safra. “Este apoio é fundamental e faz toda a diferença na colheita, quando o produtor terá a certeza de que investir em tecnologia possibilita rentabilidade”, conclui Alves.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro