Palestra revela otimismo para o agronegócio em 2009

12.12.2008 | 21:59 (UTC -3)

Otimismo. Essa foi a visão apresentada pelo engenheiro agrônomo e doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/ USP, Alexandre Mendonça de Barros, na palestra “Cenário do Agronegócio: perspectivas, ameaças e oportunidades” apresentada na manhã de quinta-feira (11/12), no auditório da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).

Mendonça apresentou as projeções do agronegócio para 2009, debatendo a evolução das exportações, o balanço de oferta e demanda e a situação do mercado futuro para as principais commodities brasileiras. “Não acredito que o próximo ano seja tão ruim”, afirma o palestrante que também ressalta que todo esse otimismo só é possível se o consumo mundial não sofrer quedas consideráveis. Revela ainda que a maior preocupação em relação as commodities brasileira será com algodão e milho no próximo ano.

Apesar da visão otimista, Mendonça alerta para a questão da restrição na oferta de crédito como reflexos da crise mundial. “O produtor rural precisa estar atento para isso e direcionar seus investimentos. Essa é uma questão delicada”.

O seminário fez parte do ciclo de palestras “Novos horizontes para o agronegócio” promovido pela FAMASUL, e pelo Serviço nacional de Aprendizagem Rural de MS (SENAR/MS), com o patrocínio do SEBRAE/MS.

Fabiane Sato e Tatiane Queiroz

Sato Comunicação

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro