Novo fungicida da BASF recebe registro na Europa para uso na safra 2011/12

O fluxapiroxade (Xemium) pertence ao grupo de carboxamidas

25.10.2011 | 21:59 (UTC -3)
Carolina Silveira (tradução), edição Revista Cultivar

Em outubro de 2011, a BASF Crop Protection recebeu a aprovação de registro das autoridades da França, Alemanha e Reino Unido para os primeiros produtos a usar o novo fungicida, o fluxapiroxade (Fluxapyroxad, CAS 907204-31-3, C18H12F5N3O, FRAC 7), para aplicação em cereais. O fluxapiroxade (marca comercial "Xemium") foi desenvolvido pela BASF e pertence ao grupo de carboxamidas. É distinto pelo seu alto nível de eficiência e distribuição de destaque na planta e permite um aumento no rendimento e melhora na colheita.

A companhia apresentou o registro mundial para este ingrediente ativo para o desenvolvimento do pipeline de vendas. “Estamos satisfeitos por seremos capazes de fornecer aos agricultores da Europa uma solução melhor para combater infecções fúngicas em cereais ainda para a atual safra”, disse o chefe da Unidade de Segurança e Registro de Produto Global na Divisão da BASF Crop Protection, Jürgen Oldeweme.

A França, Alemanha e Reino Unido, três importantes mercados produtores de cereais na Europa, receberam o registro de Xemium, seguindo suas aplicações em 2009. Em paralelo ao registro, foi inaugurada uma nova unidade de produção para Xemium, em Ludwigshafen, na Alemanha. Assim os produtores terão acesso ao produto que contém esse novo ingrediente ativo, ainda para a safra de 2011/12.

Um dos primeiros produtos que contém o fungicida Xemium é o Adexar, uma combinação com o ingrediente ativo epoxiconazole, no qual foi experimentado e testado por muitos anos. Adexar fornece aos produtores segurança contra as principais doenças no cereal. “Combinado com o ingrediente ativo Xemium, nos seremos capazes de oferecer aos agricultores produtos flexíveis e sustentáveis para o controle de doenças em cereal e assim um portfólio de produtos melhorados e modernos”, explica o gerente de marketing e projeto global do Xemium, Ulf Groeger.

A experiência de muitos anos da BASF com a classe química carboxamidas no qual atua pelo modo de ação SDHI (Inibidor Succinate Dehydrogenase, sigla em inglês), veio a auxiliar no desenvolvimento do Xemium, como um adicional de inovação e alta performance do ingrediente ativo, bem como o já conhecido ingrediente ativo boscalid. Na vasta série de testes concebida, na qual foram realizadas em colaboração com institutos de pesquisa independentes de organizações agrícolas, Xemium apresentou excelentes propriedades fungidas e alta eficácia em longo prazo. Para os agricultores, os resultados representam melhor flexibilidade em tempos de aplicação, maior rendimento e melhoria na qualidade.

Além da aplicação europeia em cereais, ainda é esperada a aprovação para soja, milho, assim como para videiras, frutas e legumes. Em 2010, a BASF ainda enviou os arquivos de registro para Xemium todo o mundo. A aprovação de registro das respectivas nacionais são esperadas nos próximos anos.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro