Artigo: Redução do volume de água nas aplicações de defensivos em cana-de-açúcar e o ganho na capacidade operacional
De 15 de agosto até 15 de outubro último, a Bahia cumpriu o Vazio Sanitário da Soja. O período sem plantio da oleaginosa é uma obrigação legal, e visa quebrar o ciclo de patógenos causadores de doenças nesta cultura, em especial, o fungo responsável pela ‘ferrugem asiática’. No último dia do Vazio, 15 de outubro, também seria o prazo final para os produtores cadastrarem na Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) as áreas de suas propriedades produtoras de soja para o plantio 2011/12. Entretanto, a implantação do Sistema de Informação Algodão Soja (SIAS), uma novidade nesta safra, levou a Agência de Defesa a prorrogar a data final de cadastramento, para que os produtores possam ser treinados.
De acordo com Nailton Almeida, da Adab, “o sistema vai unificar as informações sobre as culturas e será um primeiro passo para concretizar a rastreabilidade, que já começa a ser exigida nos protocolos internacionais de comercialização dos produtos”.
Para familiarizar os produtores do Oeste da Bahia com a nova ferramenta, a Adab promoverá, no próximo dia 26 de outubro, na sede da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em Barreiras, uma capacitação para os produtores. Já nos dias 25 e 27 será a vez do corpo técnico do órgão passar pelo curso. Neste período será definido o novo prazo final de cadastramento, a partir do qual as fiscalizações da Adab começarão. A exemplo do que acontecia até o ano passado, o cadastro continuará sendo feito no site da Aiba (
), onde o sistema está hospedado.
O cadastramento é necessário para garantir ao Estado informações fidedignas sobre as culturas em seu território. Dentre os dados exigidos, estão: área, cultivares, perspectivas de produtividade e dados georreferenciados. Essas informações passarão a valer, inclusive, para os programas de incentivo fiscal, como o Proalba, voltado para fomento do algodão.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura