Receita cambial com exportações de café no primeiro mês da safra 2014/2015 é 58,9% maior em relação à anterior, informa o CeCafé
A Microquimica, empresa brasileira que atua na produção e comercialização de fertilizantes, inoculantes e agroquímicos, apresentou um novo método para contagem e viabilidade celular para inoculantes baseado em citometria de fluxo durante a 17ª edição da Relare, Reunião da Rede de Laboratórios para a Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologia de Inoculantes Microbianos de Interesse Agrícola.
O trabalho foi desenvolvido em parceria com a empresa fabricante do equipamento Merck-Millipore e envolveu o diretor industrial, Rafael Leiria Nunes e a supervisora de controle de qualidade, Dayane Alves da Silva. A apresentação foi conduzida por Misael Silva, Field Marketing Specialist da Merck-Millipore. “A Microquimica identificou um método alternativo mais rápido e com menor custo em parceria com técnicos da Merck-Millipore, que apontaram a citometria de fluxo como uma possibilidade real de alcançar esses benefícios nas análises”, afirma o diretor industrial.
Atualmente, o tempo de resposta de um dos principais métodos de análise do número de bactérias viáveis (UFC - Unidades Formadoras de Colônias), pode levar de 7 a 12 dias, o que aumenta o custo da produção e leva a atrasos na liberação dos produtos, principalmente nas épocas de pico de consumo. Já com a nova metodologia o tempo cai para menos de uma hora, incluindo a calibração do aparelho, preparo de amostras e leitura em si (essa última feita em apenas 10 segundos por amostra).
A metodologia pode ser um caminho alternativo por ser rápida e mais reprodutível, quando comparada ao método tradicional onde existem muitas etapas e o erro/variabilidade humano pode influenciar fortemente no resultado final. Os resultados positivos foram apresentados à importante massa crítica participante da 17ª Relare a fim de buscar apoio na validação do método por pesquisadores e outras empresas.
Sobre a Microquimica
Fundada em 1976, a Microquimica é uma empresa brasileira, controlada pelo grupo Agroinvest Kayatani S.A., que atua na produção e comercialização de fertilizantes. Sediada em Campinas, interior de São Paulo, a empresa possui duas filiais em Monte Mor (SP) destinadas à fabricação e distribuição de seus produtos.
Com investimentos focados em pesquisa e desenvolvimento, a Microquimica oferece ao mercado produtos como fertilizantes foliares e para tratamento de sementes, inoculantes, adjuvantes e reguladores do crescimento vegetal. A empresa também disponibiliza um sistema exclusivo de interpretação de análise de folhas, o CheckFolha®, que fornece um diagnóstico completo sobre a nutrição da planta e recomendações aos agricultores de ações corretivas.
Em busca de um desenvolvimento socioambiental, a Microquimica investe em programas sustentáveis, como o processo de logística reversa, que possibilita a reciclagem de embalagens vazias por meio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), e como o apoio a instituições brasileiras de assistência à criança e ao adolescente, como o Centro Infantil Boldrini e a Fundação Abrinq.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura