RS: clima favorece conclusão do plantio do arroz e do feijão
As fases do melhoramento genético vegetal serão discutidas durante reunião promovida pela Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas (SBMP) na Embrapa Cerrados, em Planaltina/DF, terça e quarta-feiras (16 e 17/12). O objetivo é contribuir para a formação de novas redes e identificação de demandas para a pesquisa.
De acordo com Fábio Faleiro, pesquisador da Embrapa Cerrados e presidente da SBMP-Regional DF, o sucesso do pré-melhoramento consiste, pelo menos, em duas fases. A primeira é o conhecimento de genes ou características potencialmente úteis de espécies silvestres, germoplasma exótico ou de populações não melhoradas. “A segunda fase envolve a utilização prática, com incorporação em materiais agronomicamente adaptados e características comerciais prontamente utilizadas na agricultura”, ressaltou.
O pré-melhoramento permite ampliar a variabilidade genética de diversas culturas agrícolas, como maracujá, amendoim, milho, arroz e mandioca, alguns dos casos de sucesso que serão discutidos no evento.
Mais informações no site http://melhoramentodf.cpac.embrapa.br/
Serviço:
2º Encontro sobre pré-melhoramento, melhoramento e pós-melhoramento: estratégias e desafios
Data: 16 e 17 de dezembro de 2008
Local: Auditório Wenceslau Goedert, Embrapa Cerrados, Planaltina/DF
Lis Weingärtner,
Mapa/Embrapa
www.agricultura.gov.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura