Mecanização ajuda setor agrícola a ter maior diminuição no tempo de trabalho

05.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

O setor agrícola foi o que teve a maior diminuição no tempo de trabalho nas últimas duas décadas. A jornada semanal no campo que era de 48 horas em 1988 baixou para 44 horas em 2007, uma redução de 26,3%.

A constatação faz parte do estudo Carga Horária de Trabalho: Evolução e Principais Mudanças no Brasil, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

“Este setor passou por transformações muito importantes desde o final dos anos 1980. Por um lado, a modernização, com a introdução de novas técnicas e equipamentos, que permitiram uma redução drástica das jornadas muito elevadas que o setor tinha. E de outro, as inovações significativas das políticas sociais”, explicou o presidente do Ipea, Marcio Pochmann.

Segundo ele, mais de seis milhões de trabalhadores idosos puderam se aposentar, cobertos pela política de transferência de renda promovida pelo governo federal. “Além disso, houve também uma política de redução do trabalho infantil, e este era um setor que ocupava muitas crianças”, ressaltou o presidente do Instituto.

“Isso tudo permitiu uma redução muito drástica, mas é bom lembrar que avanços tecnológicos ocorreram no setor, e, por meio da mecanização e da química, pôde-se obter ganhos significativos de produtividade, principalmente para as culturas voltadas à exportação”, destacou Pochmann.

Mais informações:

Fonte:

Divulgação:

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro