FMC promove Giro Talstar
“Vamos elaborar, neste ano, um Programa Nacional de Sanidade para Cana-de-açúcar e assim controlar a praga ferrugem alaranjada.” A afirmação é do secretário substituto de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Odilson Ribeiro.
A declaração ocorreu logo após reunião em São Paulo/SP, com representantes do governo, pesquisadores, representantes do setor científico e de empresas de melhoramento de variedades. No encontro, também foi criado um grupo consultivo, que vai monitorar as ameaças fitossanitárias e definir estratégias de controle e prevenção.
Ribeiro disse, ainda, que em 2010, deverá ser lançado edital, para apoiar ações de pesquisa identificadas como necessárias pelo grupo consultivo e pelo ministério. “Hoje,’ 70% das variedades plantadas de cana-de-açúcar são resistentes à ferrugem alaranjada e pretendemos aumentar esse percentual”, enfatizou. O trabalho de análise que será produzido pelo grupo estará disponível ainda nesta semana no site -
.
Controle - Até o final do mês de março, o Ministério da Agricultura aprovará o primeiro registro de agrotóxico para ser usado no combate à ferrugem alaranjada. “Essa será mais uma alternativa que os produtores rurais terão, pois o ideal é plantar variedades resistentes à praga”, explicou Ribeiro.
Preocupado com a possibilidade da ferrugem alaranjada se espalhar para outras propriedades rurais, o Ministério da Agricultura vai treinar um grupo de fiscais federais agropecuários para atuar na identificação da praga em outras unidades da federação e também em ações emergenciais.
Situação - O município paulista de Araraquara foi o primeiro a ser notificado com a presença da praga, em dezembro de 2009. Análises oficiais do Instituto Biológico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo também apontam a presença do foco em outras regiões do estado de São Paulo, Ibaté, Rincão, Guariba, Araras, Conchal, Altinópolis, Cajuru, Luis Antônio, Ribeirão Preto e Sertãozinho. “Os focos encontrados foram pontuais, sendo mais concentrados nas regiões leste e central do estado. Desde 2007, no entanto, o Ministério da Agricultura atua de forma estratégica para prevenir a praga no Brasil. Neste ano, intensificaremos as ações inclusive em outras regiões do País, como a Nordeste, para evitar a disseminação”, informou Ribeiro.
Ferrugem - Causada pelo fungo Puccinia kuehnii, que afeta folhas da cana-de-açúcar, reduzindo sua capacidade de fotossíntese e, em consequência, a produção de sacarose. Pode ser disseminada pelo vento em curtas, médias ou longas distâncias e os esporos podem ser levados pelo homem nas roupas, calçados ou transporte de material vegetal.
Kelly Beltrão
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura