Metade do crescimento da exportação de açúcar em 2009 foi de estoque, diz UNICA
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, ACNB, e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, ABCZ, criaram novas regras para as exposições que farão parte do Ranking Nacional Nelore 2009/2010.
O novo sistema está em vigor desde 1º de janeiro. Entre as principais mudanças estão a diversificação e a rotatividade dos jurados nas feiras, e o julgamento e a contabilização do Ranking do Nelore Padrão e Mocho em conjunto. A Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore considera as mudanças positivas.
“O Nelore está evoluindo e alguns jurados acompanharam esta evolução, outros não. Poucas opiniões insidiam sobre os julgamentos, já que o quadro de juízes era dominado por um grupo seleto, sobrando quase nenhum espaço para os mais jovens. Agora, os jurados de novas escolas terão a oportunidade de entrar nas exposições, expor seus pontos de vista, e propagar novos conceitos. É uma oportunidade para as feiras conhecerem novas caras e diferentes avaliações.”, afirma Miguel Rudes, diretor de Exposições da Nelore MS.
Quanto às decisões deste novo colegiado nas pistas do Brasil, Rudes não tem dúvidas. “Quem vai definir se um jurado está certo ou não é o mercado lá na frente e os próprios pecuaristas ao analisarem os resultados dos julgamentos. Essa dinâmica trazida pelas novas regras pode agregar ganhos para a raça, já que surgirão novos estilos de julgar e padrões a serem considerados nas pistas.”
Para o presidente da Nelore MS, Guilherme Bumlai, a medida é positiva, já que beneficia os jurados com pouca experiência em julgamentos, e que em muitas das vezes não são lembrados nas principais exposições. Outro ponto observado por Bumlai é em relação ao julgamento, agora conjunto, entre do Nelore Padrão e Mocho. “Agrega valor para ambas as raças, principalmente
para o Mocho, que ganha um universo de comparação maior, já que tinha poucos animais em pista para serem julgados.”
Bruno Navarros
Assessoria de Imprensa Nelore MS
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura