DF apresenta centro avançado de sequenciamento de genomas
As regras de classificação do arroz foram alteradas, nesta terça-feira (30/03), conforme a Instrução Normativa Nº 12, publicada no Diário Oficial da União (DOU).
A norma do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) terá vigência até 1º de março de 2011, já que se refere a um ajuste na classificação do produto afetado por condições climáticas adversas durante a safra 2009/2010, especialmente na região Sul, que concentra grande parte da produção nacional. Após esse período, voltam a valer integralmente os critérios estabelecidos na Instrução Normativa Nº 6, de fevereiro deste ano, que define o novo padrão de identidade e qualidade do arroz.
O número de defeitos permitidos para as variedades de arroz preto, vermelho, amarelo e rajado é a principal alteração da norma publicada hoje, informa o coordenador-geral de Qualidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Fernando Penariol. Ele ressalta que as regras são válidas para o produto em casca e o beneficiado, assim como dispõe IN.
Entenda o processo - A Instrução Normativa N° 6 estabelece os requisitos de identidade, qualidade, amostragem, modo de apresentação e rotulagem do arroz. Para melhor adaptação às novas regras, os rizicultores mais afetados pelo excesso de chuvas na safra em curso solicitaram ao Ministério da Agricultura o ajuste temporário na classificação do produto. O conteúdo da norma foi elaborado por técnicos do Mapa em conjunto com representantes da cadeia produtiva.
Leilane Alves
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura