DF apresenta centro avançado de sequenciamento de genomas

29.03.2010 | 20:59 (UTC -3)

A partir desta quarta-feira (31/03), a sociedade brasileira, em especial a do Distrito Federal, será beneficiada com o sequenciamento de genomas. A data é da inauguração do Centro de Genômica de Alto Desempenho do Distrito Federal (Genômica-DF).

A instalação foi possível por meio de parceria técnico-científica entre a Universidade Católica de Brasília (UCB), a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, a Embrapa Agroenergia, a Universidade de Brasília (UnB), a Policia Civil do Distrito Federal – PCDF e o Laboratório Central de Saúde do Distrito Federal (Lacen-DF), com apoio financeiro da Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

“Este laboratório será um centro de referencia para o Brasil”, salienta Ruy Caldas, diretor da Pós-graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia da UCB. O diretor enfatiza que o Centro funcionará com um novo modelo de gestão, com plataformas de uso compartilhado entre as instituições. O sucesso do Centro também se deve a atuação de uma equipe multidisciplinar, incluindo especialistas de várias áreas, como a genética, biologia molecular, bioquímica, metagenômica, bioestatística e bioinformática.

“O diferencial do Genômica-DF será a capacidade de sequenciar em grande escala, como nunca ocorreu antes no País”, revela Ruy Caldas. Em 2001, no projeto Genoma Nacional, para sequenciar uma bactéria foram necessários dois anos, 25 sequenciadores e 100 pessoas atuando. Com este novo laboratório, usando as novas tecnologias de alto desempenho, em 20 dias é possível sequenciar oito bactérias com apenas uma única pessoa, ressalta a gerente do Genômica – DF, Alessandra Reis.

A equipe gestora do Genômica DF já sequenciou os primeiros genomas de eucalipto no Brasil; duas variedades de arroz tolerantes à seca e a bactéria do Cerrado Paenibacillus ourofinensis. Além disso, a pesquisadora da Embrapa Agroenergia, Betânia Quirino, antecipa que já estão programados os sequenciamentos de genomas do pinhão-manso, espécie potencial para a produção de biodiesel, análise dos microrganismos encontrados nos solos da Amazônia e análises de genes expressos em pacientes com leucemia.

As instalações do Genômica DF permitirão o sequenciamento de cadeias de DNA de quaisquer amostras, sejam elas de bactérias, animais, plantas, seres humanos ou qualquer outro ser vivo. Com a realização desse trabalho será possível compreender melhor as características genéticas do material analisado e, então, propor alterações que favoreçam seu desenvolvimento. A agricultura, por exemplo, é uma área que tem muito a ganhar com essa tecnologia.

A estrutura

Os recursos disponibilizados pela FAP/DF propiciaram aquisição de duas plataformas de sequenciamento de ultima geração o Genome Analyzer da Illumina e o 454 Titanium da Roche, além de outros equipamentos acessórios e da infra-estrutura laboratorial adequada para o funcionamento do Centro. “O Genômica DF está instalado na Universidade Católica de Brasília sendo o único centro que conta com ambas as plataformas em toda a América do Sul”, anuncia o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Dario Grattapaglia.

A principio, adianta Grattapaglia, serão feitos sequenciamentos de materiais provenientes de ações das instituições parceiras, em especial as demandas dos projetos do Programa Pronex. “A proposta é de que no futuro atendam a demandas externas, em um sistema de prestação de serviços especializados”, reforça.

Com essas novas técnicas, é possível sequenciar com grande rapidez e com custo muito menor do que era feito apenas há alguns anos. “Com o Genômica DF, o Distrito Federal tem condições de liderar, em nível nacional, a área da genômica”, conclui Ricardo Krüger, professor da UnB.

Serviço:

Apresentação do Centro de Genômica de Alto Desempenho do Distrito Federal – Genômica-DF

Local: Universidade Católica de Brasília

SGAN 916, Av. W5 Norte

Horário: 16 horas

Daniela Garcia Collares

Embrapa Agroenergia

/ (61) 3448-1581

Frederico Palladino e Agnez Pietsch

Universidade Católica de Brasília

(61) 3356.9257

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro