Conab aponta queda na exportação de milho em fevereiro
Já os embarques de soja mais que dobraram em relação ao ano passado
Um informe técnico elaborado pelo Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) orienta produtores rurais acerca do Desenrola Rural, programa do Governo Federal voltado à regularização de dívidas e facilitação do acesso ao crédito para agricultores familiares.
Instituído pelo Decreto nº 12.381/2025, o programa permite a renegociação e liquidação de débitos de agricultores familiares, cooperativas, povos e comunidades tradicionais, abrangendo dívidas inscritas na Dívida Ativa da União (DAU), prejuízos contabilizados pelos Fundos Constitucionais (FNE, FNO e FCO), financiamentos junto a instituições financeiras e dívidas referentes a crédito de instalação do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
Entre os benefícios para a regularização de dívidas inscritas em DAU, o Desenrola Rural concede descontos de até 100% sobre juros, multas e encargos legais, na modalidade de capacidade de pagamento, com 6% de entrada e parcelamento do saldo restante em até 133 prestações. Para a modalidade de pequeno valor (dívidas de até 60 salários-mínimos), os descontos chegam a 50%, com 5% de entrada e prazo de pagamento do valor restante em até 55 meses.
A partir da adesão ao Desenrola Rural, os agricultores familiares e suas cooperativas estarão aptos a acessar novas linhas de crédito rural do Pronaf (linhas exclusivas para enquadrados nos grupos A, A/C e B, com risco integral dos Fundos e da União).
O prazo para adesão ao Desenrola Rural vai até 30 de maio de 2025, para as dívidas inscritas em DAU, e até 31 de dezembro de 2025, para as demais dívidas enquadradas no programa. Os interessados devem acessar o portal Regularize (www.regularize.pgfn.gov.br) ou procurar as instituições financeiras responsáveis pelos financiamentos.
Para consultar o informe técnico completo, clique no link abaixo.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura