Fórum reúne agricultores familiares e escolas para debater lei 11.947

27.06.2011 | 20:59 (UTC -3)
João Eugênio

A agricultura familiar ganhou uma nova oportunidade com a vigência da Lei n.11.947/2009. Esta obriga Estados e Municípios a gastarem, pelo menos, 30% dos recursos que recebem do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para a aquisição de alimentos produzidos por agricultores familiares os quais serão destinados à alimentação escolar.

A Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ), promove o fórum “Alimentação Escolar: uma oportunidade para a Agricultura Familiar” que vai promover o encontro das duas pontas do processo, os agricultores e as escolas, em debates sobre a qualidade e segurança dos alimentos que serão oferecidos pela agricultura familiar, no dia 29/06, de 8h às 17h, no Salão Azul da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica. A palestra inicial será a apresentação da Lei 11.947, por Cristianne Mendonça, Gerente de Programas Sociais da Emater Rio, seguida de mesa redonda com a participação de Margareth Teixeira, da UNACOOP; Cristina Ribeiro, da ABIO; Rodrigo Paranhos, da Embrapa, e Gilson de Oliveira Junior, do CTUR. À tarde, a mesa redonda contará com apresentações da área de educação, com a Coordenadora de Alimentação Escolar da SEED, Daniela Mello Duarte; e nutrição, com Luciana Maldonado, do Núcleo Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar/UERJ, e representante da Vigilância Sanitária.

O fórum é destinado a agricultores familiares e suas associações e cooperativas; profissionais da educação; representantes de Secretarias de Educação e Secretarias de Agricultura de municípios e Estado do Rio de Janeiro e ao público interessado em geral.

A Embrapa Agroindústria de Alimentos tem a pesquisa em Qualidade e Segurança de alimentos em sua missão e vai dar a sua contribuição a esta inovação na alimentação escolar e de estímulo à economia e desenvolvimento locais por meio do projeto “Comunicação para a Popularização da Ciência e Tecnologia de Alimentos”, coordenado pela pesquisadora Renata Torrezan, em parceria com o Colégio Técnico da Universidade Rural, CTUR. Ainda este ano serão promovidos fóruns com esta temática em outras regiões do estado.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro