Produção Integrada em pauta no 10º CONAFE

03.10.2011 | 20:59 (UTC -3)
Henrique de Oliveira

O 10º Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão, CONAFE, terá na tarde do dia 19 de outubro, terceiro dia do evento, uma mesa redonda abordando a Produção Integrada, PIFeijão. A pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão, Eliane Dias Quintela, será moderadora desse momento e as apresentações dos temas ficarão por conta de George Simon (MAPA), Flávia Rabelo Barbosa (Embrapa Arroz e Feijão), Renato Leal Caetano (COACRIS) e Euder de Almeida Ribeiro (ABPCS).

A pesquisadora Flávia Barbosa apresentará o tema “Avanços na Produção Integrada do Feijoeiro”. Segundo as Circulares Técnicas 86 e 87 da Embrapa, que tratam exatamente desse assunto, os trabalhos de pesquisa trouxeram novas tecnologias, que estão à disposição do setor produtivo do feijão, como: cultivares de maior rendimento e adaptadas a diferentes regiões; manuseios adequados de adubação e calagem do solo; manejo integrado de pragas e doenças; dentre outras. De acordo com as pesquisas, esse desenvolvimento pode proporcionar ganho substancial para a cadeia produtiva, todavia, é preciso ainda buscar maior entendimento entre os atores dentro do processo de PI.

De início aplicada à fruticultura, a Produção Integrada de Frutas, PIF, obteve êxito em seus objetivos, o que direcionou os trabalhos para a adequação das técnicas e aplicação em grãos, cereais, olerícolas e flores. Ampliando ainda mais as ações, surgiu posteriormente o Sistema Agropecuário de Produção Integrada, SAPI. Todos esses sistemas foram adotados como políticas públicas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA.

Além das questões ambientais, a PI foi desenvolvida visando à segurança da rentabilidade ao agricultor e da qualidade do que se apresenta ao consumidor, agregando competitividade ao produto e capacitando-o ao mercado internacional, viabilizando, ainda, a obtenção de certificação. Segundo a pesquisadora Flávia Barbosa, seu uso compatibiliza o cultivo do feijoeiro com requisitos de ordem econômica, ecológica e social, assegurando produção agrícola sustentável e competitiva.

As inscrições estão abertas, bastando acessar o

.

Divulgação

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro