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A linha Ford Raptor completa 15 anos em 2025. Criada pela Ford Performance, a divisão de alto desempenho da montadora, a Raptor foi inspirada nos veículos Baja de corrida no deserto. No Brasil, a linha é representada pela Ranger Raptor, equipada com motor 3.0 V6 biturbo GTDI de 397 cv, que acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.
O conceito original da Raptor era oferecer uma picape de fábrica capaz de enfrentar desafios off-road de alta velocidade.
O projeto foi desenvolvido por uma equipe reduzida de engenheiros e designers, que apostaram na combinação de potência e resistência.
O nome Raptor surgiu do codinome usado internamente pela Ford e foi mantido após a recepção positiva do público ao conceito.
A primeira geração da Raptor foi baseada na F-150 e lançada em 2010. A linha foi expandida para outros modelos, incluindo a Ranger Raptor, em 2019, e o Bronco Raptor, em 2021.
Além da potência, a suspensão foi um dos principais diferenciais da linha Raptor.
Conforme a Ford, a F-150 Raptor de primeira geração utilizava amortecedores internos Fox de 2,5 polegadas, oferecendo alta velocidade em terrenos acidentados com durabilidade e conforto.
Nas versões seguintes, o sistema evoluiu, passando para amortecedores de 3 polegadas e incorporando tecnologia digital, como a suspensão Live Valve, que ajusta automaticamente a absorção de impactos conforme o tipo de condução e terreno.
A terceira geração da F-150 Raptor, lançada em 2024, trouxe amortecedores Live Valve duplos de 3 polegadas, ampliando o controle e a estabilidade.
A Raptor T1+, que conquistou o terceiro lugar no Rally Dakar 2025, também utiliza amortecedores Fox, escolhidos pelos pilotos pelo desempenho e conforto em provas de longa duração.
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