Importações de fertilizantes crescem em 2024
Foram desembarcadas nos portos brasileiros 44,3 milhões de toneladas
Nesta sexta-feira (31), a Epagri lança a cultivar de arroz irrigado SCS127 CL na 7ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorre em Turvo, Santa Catarina (SC). Trata-se da 27º variedade desenvolvida pela empresa para o estado. Na área demonstrativa da Dagostin Sementes, os agricultores poderão acompanhar a colheita e verificar a qualidade do novo material.
A cultivar foi desenvolvida pela Epagri em parceria com a BASF. De acordo com o pesquisador da Estação Experimental de Itajaí, Laerte Terres, entre os destaques dessa variedade estão a alta produtividade, a resistência a doenças, a estabilidade de produção e a excelente qualidade de grão, tanto para arroz branco quanto para parboilizado. “A produtividade média é de 10,8t/ha – ou seja, ele rende meia tonelada a mais por hectare do que o antecessor, SCS 121 CL”, explica.
O arroz também é resistente à ação de herbicidas do grupo químico das imidazolinonas, como Kifix, o que faz dele mais uma alternativa no controle de arroz daninho. “A cultivar possui arquitetura moderna, resistência ao acamamento, ciclo tardio de 145 dias, moderada resistência à brusone, alto potencial produtivo, grão tipo longo-fino e elevada qualidade industrial”, revela.
A SCS127 CL apresenta ampla adaptação às condições edafoclimáticas, sendo recomendado para cultivo em todas as regiões produtoras de arroz irrigado de Santa Catarina. A cultivar é adequada ao sistema pré-germinado, que é o principal sistema de cultivo de arroz irrigado no Estado.
A multiplicação de sementes está ocorrendo junto aos produtores da Acapsa (Associação Catarinense dos Produtores de Sementes de Arroz Irrigado) e estará disponível para comercialização para a safra 2025/2026. O período ideal para semeadura do arroz em Santa Catarina vai do início de setembro à metade de novembro.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura