FMC avança com registro global do novo herbicida tetflupyrolimet
Dodhylex (tetflupyrolimet) tem pedido de registro em oito países, incluindo Brasil, Índia e Estados Unidos
20.08.2024 | 17:56 (UTC -3)
Revista Cultivar
A FMC Corporation anunciou a submissão de pedidos regulatórios para o herbicida Dodhylex em oito países produtores de arroz, incluindo Brasil, Índia e Estados Unidos. O registro foi solicitado em nações que representam aproximadamente 35% dos 165 milhões de hectares de arroz plantados mundialmente. A empresa planeja expandir as submissões regulatórias para outros mercados-chave.
O Dodhylex, nome comercial do composto tetflupyrolimet (C19H16F4N2O2, CAS 2053901-33-8), foi classificado pelo Comitê de Ação contra a Resistência a Herbicidas (HRAC) e pela Sociedade Americana de Ciência das Plantas Daninhas (WSSA) como um herbicida do Grupo 28. Esse fato marca a introdução do primeiro novo modo de ação herbicida em mais de três décadas. A novidade promete ser uma ferramenta essencial para os agricultores na gestão da resistência a herbicidas, um desafio crescente em nível global.
Seva Rostovtsev, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia da FMC, destacou a relevância do novo herbicida no combate a ervas daninhas resistentes em plantações de arroz. "Isso é particularmente notável porque o arroz é uma gramínea, e controlar ervas daninhas em culturas de gramíneas é um desafio", afirmou.
Estudos indicam que a molécula proprietária oferece controle prolongado de ervas daninhas resistentes ao longo de toda a estação, independentemente do método de cultivo do arroz. Além disso, a FMC está investigando o uso do Dodhylex em outras culturas, como cana-de-açúcar, trigo, soja e milho.
Brian P. Angeli, vice-presidente executivo e diretor de marketing da FMC, ressaltou que o Dodhylex é uma das várias novas moléculas em desenvolvimento na empresa, que visam tanto o crescimento a curto quanto a longo prazo.
"Há oportunidades para controlar ervas daninhas resistentes em outras culturas, e estamos explorando mercados adicionais para o Dodhylex além do arroz. Acreditamos que isso ampliará nosso mercado global no futuro", disse Angeli.
A expectativa da FMC é que os primeiros lançamentos do Dodhylex ocorram em 2026, dependendo das decisões regulatórias.
No Brasil, as informações básicas do pedido de registro são:
Motivo da solicitação: Registro (19/04/2024)
Requerente: FMC Química do Brasil Ltda.
Marca comercial: DODHYLEX ACTIVE TÉCNICO
Nome comum: Tetflupyrolimet
Nome químico: (3S,4S)-2'-fluoro-1-metil-2-oxo-4-{3-(trifluorometil)fenil}pyrrolidina carboxanilida
Classe de uso: Herbicida
Indicação de uso pretendido: Registro de produto técnico
Processo nº: 21000.022628/2024-11
Mais informações sobre Dodhylex (tetflupyrolimet) podem ser lidas clicando-se em: