BioConsortia anuncia expansão para o Brasil
Cesar Lamonega foi contratado para o desenvolvimento de negócios na América Latina; e Debora Chaves Coelho Leite para a equipe regulatória
Com o objetivo de difundir tecnologias e conhecimentos sobre cafeicultura e pecuária leiteira, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza o 12º Dia de Campo Café com Leite, em 28/9, a partir das 8h, no Campo Experimental de Três Pontas (MG). O evento gratuito volta ao formato presencial após três anos e será voltado para produtores da região interessados em acessar informações atualizadas e diversificar a renda em suas propriedades rurais.
Segundo a comissão organizadora, os temas das palestras e estações de campo foram escolhidos com base em demandas atuais de produtores, como o controle de pragas do café, manejo de coberturas de solo nas lavouras, silagens à base de trigo e grãos de milho reidratado.
“Estamos muito felizes, pois o evento nunca teve tantos patrocinadores, o que mostrou que as empresas apresentaram bastante interesse e estamos com expectativa de receber mais de 200 produtores da região este ano”, comenta a pesquisadora da Epamig, e uma das organizadoras do dia de campo, Vanessa Figueiredo.
Após outras duas palestras envolvendo qualidade do café e manejo da cultura, grupos de participantes serão direcionados às seis estações de campo montadas para o evento. Vanessa Figueiredo ficará responsável, ao lado do também pesquisador da Epamig, Rogério Antônio Silva, pela estação que abordará as principais pragas do café, como a broca-do-café, a cigarra-do-cafeeiro e o bicho mineiro. “Uma das importantes estratégias que vamos apresentar é o monitoramento dos insetos, para que o produtor aplique o defensivo químico na época adequada e, assim, evite prejuízos e desperdícios”, explica a pesquisadora.
Já as estações sobre a pecuária leiteira vão abordar temas relacionados à maior produtividade e melhor aproveitamento do milho, principal ingrediente energético na dieta de vacas leiteiras, e também a silagem à base da cultivar de trigo MGS Brilhante, tecnologia desenvolvida pela Epamig e que tem sido procurada por produtores de leite.
As pesquisadoras da Epamig, Débora R. Gomide e Renata Apocalypse N. Pereira, conduzirão a estação sobre silagem de milho reidratado na suplementação de vacas leiteiras a pasto, apresentando resultados de pesquisas e experimentos. “Quando falamos de produção de leite, a alimentação animal representa cerca de 60% do custo de produção. E o milho reidratado é uma tecnologia em voga no Brasil que gera uma silagem de melhor digestibilidade e maior aproveitamento do milho”, destaca Débora.
As organizadoras lembram ainda que o campo experimental da Epamig em Três Pontas tem tradição na integração das culturas do café e do leite e que o evento será uma oportunidade para apresentar possibilidades e estratégias para se consorciar os dois sistemas de produção e diversificar a renda de produtores da região.
As inscrições serão feitas no próprio local do evento e haverá certificado de participação para aqueles que se interessarem. Mais informações pelos telefones (35) 9 8433-6872 e (35) 9 8433-9964.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura