Embrapa realiza curso sobre maracujá

26.05.2010 | 20:59 (UTC -3)

A Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas/BA) realiza, nos dias 31 de maio e 1º de junto, um curso sobre avaliação de doenças e qualidade de frutos de maracujazeiro.

O treinamento visa a aplicação dos conhecimentos adquiridos na execução do projeto “Validação de híbridos e variedades de maracujazeiro para o Estado da Bahia”, liderado pelo pesquisador Eder Jorge de Oliveira e apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Serão capacitados técnicos do escritório da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) em Livramento de Nossa Senhora (BA), funcionários da empresa Lavoura e Pecuária Igarashi Ltda., localizada em Ibicoara (BA), e técnicos da Unidade. “É necessário compartilhar algumas informações com este grupo, que já faz parte do projeto, para que tenhamos sucesso nos experimentos”, explicar Eder Oliveira.

Teóricas e práticas, as aulas abordam as principais pragas e doenças fúngicas, bacterianas e viróticas que atacam a cultura. No Laboratório de Fisiologia Vegetal, o grupo será treinado em análises físico-químicas de frutos de maracujazeiro. Haverá visita aos campos experimentais.

A cultura

O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá, sendo a Bahia o estado maior produtor. De acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2008, a cultura do maracujazeiro gera para a Bahia cerca de R$ 139 milhões de reais ao ano. São 20.170 hectares de área colhida e 275.445 toneladas produzidas.

Léa Cunha

Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical

(75) 3312-8076 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro