Canchim participa de prova de performance da CRV Lagoa

25.05.2010 | 20:59 (UTC -3)

Pelo segundo ano consecutivo, o Canchim participa da prova de desempenho do CP CRV Lagoa, em Sertãozinho, SP. Ao todo são 42 animais nascidos entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2009.

Os animais são provenientes dos criatórios de Francisco Fernando Fontana, Henrique Antonio De Geus, Irineu Lopes Machado, João Paulo Porto, Julio Silvestre de Lima, Luiz Carlos Dias Fernandes, Mário Nascimento de Paula Xavier, Raphael Antonio Nogueira de Freitas, Sipet Agropastoril Ltda, Valentim Irineu Suchek e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Os animais serão pesados em 8 de junho e, no começo de agosto, haverá uma pesagem intermediária e a tomada da circunferência escrotal.

Na avaliação de João Paulo Porto, criador e representante da Associação Brasileira de Criadores de Canchim junto à CRV Lagoa, o teste é de extrema importância. "Não se trata de uma simples prova de ganho de peso e sim de uma prova de avaliação genética feita com as raças mais importantes, onde os vencedores de cada uma delas serão contratados pela Lagoa como doadores de sêmen", explica. "Sem contar que se trata de uma prova de grande repercussão pela importância da Lagoa como maior central de inseminação do país e pela sua bagagem técnica".

O teste de performance, que deverá ser finalizado em 28 de setembro, consiste na avaliação do peso final ajustado para a idade do animal, ganho médio diário no período pós desmama ajustado para a idade, perímetro escrotal, área de olho de lombo medida através de ultrassonografia, espessura de gordura subcutânea, marmoreio e conformação de carcaça.

No ano passado, o desempenho dos tourinhos Canchim foi considerado excelente pela coordenação da prova. Com ganho médio diário de 1,100 kg, chegou ao máximo de 1,690 kg. Entre os 11 primeiros colocados, as médias atingiram 1,310 kg, com 30,5 cm de perímetro escrotal e por isso foram considerados Top Class, tendo sido inclusive convidados para participação no leilão virtual realizado pela central. São eles: Explêndido e Zaqueu da Pereira, de Henrique Antonio De Geus; Kajal e Kalifa da Mombaça, da Sipet; MP3 e Moderno SJ, de Júlio Silvestre; Ercúleo da Panza, de Luciano Panzanella; Madson da Ipês, de Raphael de Freitas; Lance da Itamarati, de Luiz Carlos Dias Fernandes; e Convicto da Ipameri, de João Paulo Porto.

Fonte: Associação Brasileira de Criadores de Canchim

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro