Bayer CropScience lança Curbix, inseticida diferenciado para a cana-de-açúcar
A empresa cearense Bioclone, que atua no desenvolvimento de mudas in vitro por processo de clonagem, vai avaliar, junto com o laboratório de Cultura de Tecidos da Embrapa Agroindústria Tropical, o biorreator desenvolvido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF). O equipamento é capaz de multiplicar mudas de plantas com muito mais higiene, segurança e economia.
A Bioclone faz parte do programa de incubação de empresas da Embrapa (Proeta), com a supervisão da Embrapa Agroindústria Tropical. Os testes serão feitos com as culturas de abacaxi e banana. Conforme a pesquisadora Ana Cristina Portugal, a meta é que até julho de 2011 o protocolo para a produção de mudas de banana com o uso do biorreator esteja concluído. “A Embrapa Agroindústria Tropical é a primeira a fazer os testes, e a idéia é que sirva de referência”.
O criador do biorreator, pesquisador João Bastista Teixeira, explica que o equipamento funciona a partir de um sistema de frascos de vidro interligados por tubos de borracha flexível, pelos quais as plantas recebem ar e solução nutritiva por aspersão ou borbulhamento. Esse equipamento contém os materiais a serem reproduzidos, como células, tecidos ou órgãos, e visa produzir plantas de forma semi-automática, com monitoramento e controle das condições de cultivo, além de uma menor manipulação das culturas.
O biorreator apresenta muitas vantagens em relação aos métodos tradicionais de produção de mudas, como: aceleração do processo de multiplicação de plantas de interesse agronômico; adaptabilidade a diversas espécies vegetais; uniformização da produção; simplicidade de montagem; geração de produtos isentos de pragas e doenças e redução do custo total por muda produzida. Além disso, segundo João Batista Teixeira, o uso do biorreator otimiza a mão-de-obra.
João Batista diz que a demanda por mudas vem crescendo nos últimos anos para dar suporte à agricultura intensiva e tecnificada. “Cada vez mais biofábricas serão instaladas para dar suporte à agricultura”, diz.
Embrapa
(85) 3391-7117
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura