Embrapa Agroenergia completa cinco anos

23.05.2011 | 20:59 (UTC -3)
Daniela Garcia Collares

No dia 24 de maio, a Embrapa Agroenergia (Brasília/DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, completa cinco anos, estando programadas diversas atividades comemorativas, a ser realizadas, no próprio dia 24, na Sede da Embrapa Agroenergia e no dia 25, na Embrapa Cerrados.

No primeiro dia pela manhã, o Diretor-Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Maurício Lopes, falará sobre “Cenários e tendências para a pesquisa em biomassa e bioenergia: desafios e oportunidades para a Embrapa” e serão apresentados à sociedade um produto tecnológico e o primeiro livro editado pela Unidade.

Resultado inédito de pesquisa da Unidade será divulgado, com a confirmação das primeiras plantas transformadas de cana-de-açúcar contendo o gene DREB2A, que confere tolerância à seca. Nos laboratórios da Embrapa foram obtidas as primeiras plantas transgênicas, e vencida essa etapa crítica do processo de melhoramento genético, vão se acelerar os passos para a obtenção de cultivares comerciais.

O livro “Complexo Agroindustrial de Biodiesel no Brasil: competitividade das cadeias produtivas de matérias primas” é o resultado das análises documentais e das discussões geradas por grupos de especialistas. A obra, que tem como editores técnicos os pesquisadores Antônio Maria Gomes de Castro, Suzana Maria Valle Lima e João Flávio Veloso Silva, é composta por quatorze capítulos e visa identificar o estado-de-arte, os gargalos e oportunidades de pesquisa e de produção, considerando cinco espécies cultivadas para biodiesel e suas respectivas cadeias produtivas.

Finalizando a programação do dia 24, será prestada homenagem a “Amigos da Embrapa Agroenergia”, pessoas e instituições que colaboraram para a instalação e operacionalização da Unidade e para a obtenção dos resultados já conseguidos.

“É um momento de comemoração, não só por ser data do aniversário, mas também, e principalmente, pelas conquistas e resultados obtidos neste curto espaço de tempo”, disse Frederico Durães, Chefe-Geral da Embrapa Agroenergia.

Esse será o primeiro aniversário comemorado na nova Sede da Unidade que, em uma área de 9.445,73 m², está estruturada em 4 Laboratórios Temáticos (Gestão do Conhecimento, Biologia Energética, Processamento de Matérias-primas Energéticas, Aproveitamento de Coprodutos e Resíduos) e conta ainda com o suporte de uma Central de Análises Químicas e Instrumentais, juntamente com um complexo de Plantas-Piloto. A Embrapa Agroenergia conta, atualmente , com um quadro de 74 funcionários, sendo 29 pesquisadores, 36 analistas e 9 assistentes.

No dia 25 pela manhã, será inaugurado o Núcleo de Apoio a Culturas Energéticas - NACE, um laboratório construído em uma parceria entre Embrapa Agroenergia e Embrapa Cerrados, com financiamento parcial da FINEP. Na ocasião, será assinado um Termo de Compromisso entre as Unidades para definir objetivos, responsabilidades e atribuições nas pesquisas com pinhão-manso, macaúba, cana-de-açúcar e dendê. O NACE servirá de apoio aos trabalhos de experimentação que visam desenvolver espécies com maior potencial para produção dos biocombustíveis etanol e biodiesel.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro