Emater supera metas estabelecidas

31.01.2013 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater

Ao divulgar este mês o seu relatório relativo a 2012, a Gerência de Planejamento da Agencia Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater-Goiás) apresenta dados positivos. As metas estabelecidas foram superadas, provocando um estado de ânimo positivo, para uma empresa encontrada em situação difícil pela nova diretoria que assumiu com o atual governo estadual.

Pelo relatório de atividades 2012 o número de atendimentos totalizou 193.141 através do Programa ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), o que significa 48.992 beneficiados diretos. Esses atendimentos ocorreram com pequenos produtores nas áreas de fruticultura, horticultura, produção animal, grãos e fibras. Para o êxito, hoje comemorado por diretores e servidores da sede e dos escritórios regionais e locais, a Emater contou com o apoio das prefeituras.

Os convênios com as Prefeituras superaram em 132% as metas programadas. Nos treinamentos de produtores e outros segmentos em múltiplas cidades o superávit foi de 270%. Em royalties, 162%, comercialização de sementes, mudas e animais a meta foi superada em 186%.

O presidente da Emater, Luiz Humberto de Oliveira Guimarães, observa que as condições de trabalho da instituição “foram gradualmente melhoradas com os esforços de recuperação financeira da Agência, da renovação da frota de veículos, da implantação de novos computadores, entre outras ações”.

A Emater se faz presente hoje em 214 municípios o que corresponde a uma abrangência de 100%. A instituição conta também com três estações de pesquisa agropecuária, localizadas em Senador Canedo, Anápolis e Porangatu, três campos experimentais, distribuídos nos municípios de Rio Verde, Luiz Alves e em Goiânia.

Seu contingente humano é composto de 900 servidores.

Os 193.141 atendimentos no ano passado junto aos produtores objetivaram a modernização agrícola e consequente aumento de produção e produtividade. O bem-estar social se fez presente. A juventude rural foi lembrada sempre, através do apoio a clubes de jovens e seu preparo para o futuro.

Os aspectos relativos à comercialização da produção, armazenamento, micro – bacias hidrográficas, administração rural e gestão ambiental totalizaram 29.907 beneficiários. A Emater concentrou suas ações nos projetos agrícolas e pecuários. O rebanho assistido passou da cada dos três milhões de animais. Foi levada, ainda, assistência aos criadores de abelhas, peixes, entre outras.

Objetivando valorizar os produtores, a Emater procurou capacitá-los para imprimir competitividade e qualidade em sua produção, favorecer o manejo dos recursos naturais e do uso da infraestrutura. Com essas ações, promoveu a cidadania e melhoria de qualidade devida da população rural.

A Agencia realizou 188 cursos, capacitando 3.132 produtores e familiares nos diferentes assuntos ligados à agropecuária. Os produtores foram orientados, ainda,

sobre crédito rural. A proposta é a de imprimir qualidade no financiamento e, por consequência, patrocinar o desenvolvimento das propriedades rurais e o retorno dos empréstimos concedidos. A organização rural faz parte de suas metas e com o apoio da Agência foram instituídos 117 conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável. Os resultados alcançados em organização rural são exaltados pelo relatório. O número de atendimento na área do associativismo somou o ano passado 3.283, atingindo um universo superior a cem mil pessoas.

Aproveitando o potencial hídrico, a topografia favorável, o clima adequado às culturas e o interesse dos produtores, a Emater elaborou e implantou 1.746 projetos de irrigação e drenagem, incorporando 10.745 hectares ao processo produtivo. O meio ambiente encontrou na instituição o apoio à preservação. No segmento ambiental mais de 130 mil foram os atendimentos. Contemplou-se, assim, pessoas na gestão ambiental, micro bacias, plantio direto, turismo rural, coletiva seletiva de lixo, entre outras.

Os projetos de bem-estar social foram levados a mais de 40 mil pessoas. Entre eles, aproveitamento integral de alimentos, práticas educativas de alimentação e nutrição, desenvolvimento do capital humano, educação sanitária na saúde familiar, hortas medicinais, melhoria de qualidade dos alimentos.

As ações da Assistência Técnica e Extensão Rural contribuíram no combate ao êxodo rural. São citadas ações como a implantação e ampliação de agroindústrias, responsáveis pela geração e preservação de empregos diretos e indiretos. A Emater quantifica os números de empregos diretos gerados por essa iniciativa: 1.007 como mão de obra agregada pelo projeto agroindústria e 9.184 como mão de obra agregada a projeto agropecuário e social.

As instituições de pesquisa e desenvolvimento do País têm adotado o enfoque da construção da “nova agricultura de base ecológica” e no desenvolvimento sustentável. A Emater tem seguido essa tendência, com a pesquisa agrícola centrada num foco do modelo multidisciplinar – sistemas biológicos, técnicos e sustentáveis. Seus seis programas na área de pesquisa: grãos e fibras, horticultura, fruticultura, produção e sanidade animal, biotecnologia e sistemas de produção.

Suas parcerias envolvem o CTPA, Fialgo, Embrapa, Finep e CNPq, nas áreas de soja, algodão, arroz e feijão, cebola, alho, guandu, melão, banana, entre outras fruticulturas. Outros projetos de pesquisa estão em desenvolvimento.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro